Ação reúne 320 policiais e prende 50 pessoas

Trabalhos visam capturar 52 integrantes de uma associação criminosa e tiveram desdobramentos em cinco cidades do oeste paulista

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 19/04/2018
Horário 16:56
Cedida / Alisson Negrini - Mandados de prisão para 52 pessoas ocorreram em cinco cidades no oeste paulista
Cedida / Alisson Negrini - Mandados de prisão para 52 pessoas ocorreram em cinco cidades no oeste paulista

Considerada como a maior operação realizada em Presidente Epitácio, a Polícia Civil deflagrou, na manhã de hoje, a Operação Dâmocles, que reuniu cerca de 320 oficiais e 80 viaturas, e prendeu, pelo menos, 50 pessoas dos 52 mandados de prisão. Na ação, que visa o combate ao tráfico de drogas e organização criminosa, integrantes de uma associação comandada principalmente por presidiários foram alvos de um trabalho conjunto em cinco cidades da região e dois municípios do Estado do Mato Grosso do Sul. Foram apreendidos ainda 715,54 gramas de maconha, 11 porções de crack, uma balança de precisão e 48 celulares.

De acordo com o delegado, Márcio Fiorese, as investigações tiveram duração de sete meses, sendo que originaram a partir de captações de informações colhidas em celulares apreendidos com pessoas presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Na região, os mandados de prisão preventiva ocorreram em Dracena, Junqueirópolis, Presidente Epitácio, Presidente Prudente e Santo Anastácio. Já em Mato Grosso do Sul, foram em Bataguassu e Campo Grande. “Trata-se de uma associação para o tráfico de drogas e que possui hierarquia, sendo chefiada e integrada por membros de facções, inclusive por detentos que estão dentro de presídios”, informa.

Ainda segundo a Polícia Civil, dos 52 mandados de prisão, pelos menos 50 pessoas já foram presas – 45 por associação criminosa e cinco por flagrante delito de tráfico de drogas -. A ação teve ainda 44 mandados de busca e apreensão, em 50 residências de Epitácio, e contou com a ajuda do MPE (Ministério Público Estadual).

O delegado lembra que o que chamou atenção no início das investigações foi a participação de pessoas do “meio social”, detidas, e que integravam a associação. Márcio ressalta que todo o material apreendido pela corporação ontem, que incluem celulares e entorpecentes, veio ao encontro com o que já havia sido apurado. “Consideramos que essa seja a maior operação de Epitácio e também região de Presidente Prudente. Foi um planejamento que durou semanas”.

O delegado afirma ainda que poucos não foram localizados até o fim da tarde de ontem, mas lembra que a intenção é a de finalizar a primeira fase da Operação Dâmocles até o fim do dia, ontem. Conforme a Polícia Civil, os presos seriam encaminhados para duas unidades prisionais, sendo o CDP (Centro de Detenção Provisório) de Caiuá e as mulheres à Cadeia Pública de Dracena.

Publicidade

Veja também