Dia da Beleza

Ação promove alegria e bem-estar a 40 pacientes com câncer

Atividade ocorreu ontem no Hospital Regional do Câncer, em homenagem às mulheres, com a participação de 120 voluntários

GABRIEL BUOSI - Da Reportagem Local • 09/03/2018 12:24:08

A cabeleireira, Gabriela de Oliveira Souza, 31 anos, descobriu que estava com câncer de mama no dia 17 de agosto de 2017. Desde então, as visitas ao HRC (Hospital Regional do Câncer) de Presidente Prudente, tornaram-se um hábito. Ontem, por exemplo, ela realizou a quinta sessão de quimioterapia, mas engana-se quem, até este momento, pensou que a história contada seria a de alguém que deixou a vida e a vaidade de lado após o diagnóstico. O exemplo disso é destacado pela participação da cabeleireira, ontem, na unidade de saúde, no Dia da Beleza, que proporcionou momentos de relaxamento com massoterapia, maquiagem, manicure e design de sobrancelha, cuidados que ela não despensa. A organização estima que 40 mulheres participaram da ação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu das 8h30 às 17h.

Conforme Gabriela, o câncer nunca foi sinônimo de desânimo, já que, para ela, este tornou-se o motivo de crescimento pessoal e aprendizado. “É do meu perfil não ficar abatida com as situações da vida. Ao descobrir, entendi que eu precisava crescer como pessoa e saber aproveitar a oportunidade para praticar a evolução”, salienta. Questionada sobre a participação no Dia da Beleza, a cabeleireira afirma que soube da ação por meio de algumas voluntárias e informa que não perderia a oportunidade. “Elas foram extremamente cuidadosas, passei pela maquiagem e design de sobrancelha. Sei que vou sair daqui ainda com a autoestima elevada e com a beleza valorizada. Qual é a mulher que não fica confiante com um batom na boca e um sorriso no rosto?”, expõe.  

A aposentada, Celina Takahashi dos Santos, 61 anos, também esteve presente no HRC ontem e passou pelos cuidados das voluntárias da maquiagem. Questionada sobre o motivo da visita, ela informa que foi diagnosticada com câncer de mama em 2014, mas que o acompanhamento e os medicamentos devem seguir até 2020. “Foi uma surpresa ver tanto carinho nesse dia especial. A gente chega aqui desanimada, por saber que estamos lidando com uma doença tão grave, mas sei que vou sair feliz, me sentindo uma mulher realizada de novo”. 

Já Marlene Gomes de Miranda, 61 anos, do lar, precisou ir à unidade de saúde para a última sessão de radioterapia, já que foi diagnosticada há dois anos com o câncer de mama, e comenta a satisfação em participar da atividade. “Cheguei desanimada, pois sabemos que é uma luta diária. Mas foi muito gostoso passar pela maquiagem e ter esse cuidado especial, foge da rotina e nos deixa muito feliz”, finaliza. 

 

Ação voluntária

Sobre o Dia da Beleza, a coordenadora da humanização do HRC, Emília Sumiko Rodrigues Ramos, afirma que diariamente o hospital busca oferecer momentos mais leves durante o tratamento. “O objetivo é o de tirar o foco da doença. Essas ações ocorrem diariamente, como palestras, dia do artesanato e o da beleza, como o de hoje [ontem]. Todos voltados aos pacientes e acompanhantes”. Ainda segundo Emília, ao todo, foram cerca de 120 voluntários envolvido na ação de ontem, inclusos os participantes de três corais que alegraram os corredores, como o Coral Feminino Apampesp (Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo), que se apresentou à tarde.

Dentro do quadro de pessoas que dedicaram o dia para proporcionar o bem ao próximo, estavam a mãe e filha, Patrícia Vilela de Oliveira, 43 anos, e Isabela Vilela de Oliveira, 17 anos. Ambas já praticam o trabalho voluntário na unidade e afirmam que a sensação ao fim do dia é a de gratidão. “Eu fiz maquiagem em algumas pacientes e sei que esse simples gesto tem o poder de mudar o dia delas. Pretendo continuar e vir mais vezes na unidade”, afirma a filha. Já Patrícia, que está há oito meses na unidade e sem receber nada pelo serviço, lembra que a dedicação é a “chave de tudo”. “Estou sempre disponível e para qualquer ação, o importante é fazer o bem”. 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste