Ação orienta sobre uso correto de medicamentos

Evento lembra a importância de tomar os remédios de maneira racional; outros serviços de saúde também foram prestados

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 06/05/2018
Horário 10:14
José Reis, Rosilene diz que evento alerta sobre uso correto dos remédios
José Reis, Rosilene diz que evento alerta sobre uso correto dos remédios

Se você é daqueles que têm dúvidas ao ingerir um medicamento, e que não busca o auxílio de um farmacêutico para tomar as doses corretamente, é preciso ficar alerta sobre os riscos que isso traz para a saúde. Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional do Medicamento, o Conselho Regional de Farmácia realizou na manhã de ontem, uma ação social na Praça Nove de Julho, em Presidente Prudente, com orientações gratuitas sobre o uso de remédios. O evento contou com a parceria de Prefeitura, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Unimed, onde reuniram mais de 60 voluntários em testes de glicemia e aferição de pressão arterial, entre outros.

De acordo com a delegada do Conselho Regional de Farmácia do Estado, Rosilene Martins Viel, o evento busca alertar sobre o uso racional do medicamento, uma vez que surgem muitas dúvidas sobre os cuidados no momento de tomar a medicação. Conforme explica, é importante que todos saibam que existem horas e doses corretas para tomar e, caso seja feito de maneira errada, “pode ser que ocorra a falta de eficácia ou até mesmo uma alergia”.

A delegada conta que muitos questionam se o medicamento pode ser tomado com leite ou suco, no entanto, alerta sobre o risco que isso pode gerar, uma vez que é importante ingerir com água. Outra atitude que considera irregular é feita pelos idosos que, de acordo com Rosilene, quebram o medicamento por dificuldades para tomar a cápsula, o que altera as propriedades benéficas.

 

Busca de orientações

Enquanto caminhava pelo calçadão da cidade, a dona de casa Maristela Espíndola, 51 anos, percebeu a movimentação em torno da praça. Curiosa para saber o que estava ocorrendo, foi em busca de informações para entender o motivo da campanha. Ela explica que devido à quantidade de remédios que toma para controlar a diabetes e hipertensão, fez questão de procurar os voluntários para sanar dúvidas sobre a maneira correta de ingerir a medicação. “Mesmo tomando os remédios em horários corretos, sempre fico com receio em saber se tem algo errado ou não, porque a saúde da gente é muito frágil”, diz.

Diferente da dona Maristela, o construtor Guiomar Epinoza Rodrigues não tem o costume de tomar medicamentos diários, no entanto, quando surgem dúvidas a respeito de algum remédio, muitas vezes “deixa pra lá” e toma conforme acredita ser o correto. “Não procuro farmacêutico, sigo o que o médico fala”, afirma.

 

Publicidade

Veja também