Ação disponibiliza mamografia gratuita até amanhã

Programa Mulheres de Peito realiza o exame até este sábado em carreta estacionada no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 18/10/2019
Horário 06:22
Paulo Miguel - Mulheres aguardam realização do exame na sala de espera da carreta do programa Mulheres de Peito
Paulo Miguel - Mulheres aguardam realização do exame na sala de espera da carreta do programa Mulheres de Peito

Esperava na antessala da carreta do programa Mulheres de Peito, onde se realiza exames de mamografia, a auxiliar de enfermagem Marta Maria Barbosa Bastos, 56 anos. Ela foi até o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente), local onde desde segunda-feira a carreta está instalada, para realizar o exame. Isto porque Marta tem consciência, baseada em seus anos trabalhando dentro de hospitais, que vale mais tratar da saúde que tratar da doença.

A responsável imediata do projeto Mulheres de Peito é a encarregada de serviços, Katia Cristina Rodrigues Silva do Nascimento, 43 anos. Ela afirma que são realizados no máximo 50 exames diários entre segunda e sexta-feira e a metade no sábado. Até o fim da estadia da carreta em Presidente Prudente, estima-se realizar cerca de 250 mamografias. Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 212,7 mil mamografias, 7,3 mil ultrassonografias, 745 biópsias e encaminhamento de 2.064 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais. As carretas já percorreram mais de 300 localidades no Estado. 

Katia enfatiza que a mamografia realizada no local não se trata de diagnóstico, mas sim rastreamento. Os exames são enviados para São Paulo (SP), voltam entre 48 horas e 15 dias, e em se constatando alguma alteração que precisa ser investigada, ou se realiza exames complementares, ou a mulher é encaminhada ao médico mastologista ou ginecologista.

Aqui vai um importante detalhe que Katia faz questão de trazer à tona: em geral, a maioria das alterações que necessitam de complementações ou análise médica não são diagnosticadas câncer, se tratam de lesões benignas. “Não há motivo para desespero, muitas mulheres convocadas chegam chorando, pensam que estão doentes, na maior parte das vezes não estão”, destaca.

“É uma doença silenciosa”, salienta Katia, quando demonstra com estatísticas a importância da realização do exame preventivo. Segundo ela, 98% dos cânceres de mama descobertos no início são curados, e é por isso que a partir dos 40 anos todas as mulheres devem realizar a mamografia a cada 1 ou 2 anos, a depender da recomendação médica. “Para sua saúde você não perde tempo”, completa.

Saiu da sala do exame a diarista Aparecida Damaceno de Souza, 56 anos. Ela admite o leve incômodo da mamografia, mas é consciente quando pontua que “melhor a dor do exame que a dor da doença”. Ela ainda afirma que o projeto Mulheres de Peito é muito importante, tendo em vista a facilidade, rapidez e o bom trabalho prestado à população.

SERVIÇO

A carreta estará no estacionamento do HRCPP até amanhã. As mulheres com mais de 50 anos podem realizar o exame apresentando apenas o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. Já aquelas de 35 a 49 anos precisam levar o pedido médico, RG e cartão SUS.

Publicidade

Veja também