Ação conscientiza motoristas de Prudente e região

Evento, uma parceria do Sest/Senat com a Cart, contou com atendimentos em várias áreas da saúde e cidadania aos participantes

REGIÃO - BEATRIZ DUARTE

Data 10/02/2018
Horário 11:46
José Reis, Expectativa era atender 500 condutores durante toda a manhã
José Reis, Expectativa era atender 500 condutores durante toda a manhã

Na manhã de ontem, motoristas da região participaram do evento Saúde e Cidadania, uma ação realizada pela Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e São Francisco Resgate, sediada neste ano, pela unidade do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Presidente Prudente. Com duração prevista até às 12h, a expectativa era realizar o atendimento de 500 condutores de ônibus, caminhões, veículos escolares e emergências. A próxima atividade ocorre no dia 17.

Segundo a diretora da unidade, Cristiane Amaral, 44 anos, a ação é de responsabilidade socioambiental, com um trabalho direcionado ao consumo consciente referente ao uso de água, energia, embalagens e descarte de lixos. Na palestra de abertura, os presentes receberam dicas para não jogarem alimentos nas rodovias, já que animais silvestres que habitam nas redondezas acabam procurando por comida, o que ocasiona diversos acidentes de trânsitos. Outros assuntos pautados foram a reciclagem de resíduos e os cuidados com as butucas de cigarros, que podem provocar incêndio nas estradas.

Ao final da reunião, foram entregues kits de brindes com acessórios de higiene bucal e alimentação saudável. Também foram ofertados aos participantes triagem médica, como testes de glicemia, pressão arterial, atendimento fisioterapêutico, além de orientação nutricional e odontológica.

Ainda nesta ação foi desenvolvida a campanha Adote um Copo, aplicada aos alunos e funcionários da entidade. “Na semana passada, conseguimos reduzir o uso de 2.500 copos. Como ela vai durar todo o mês de fevereiro, temos as expectativas de aumentar esse número para 10 mil copos descartáveis”, prevê Cristiane.

 

Dia de aprendizados

Pela primeira vez participando da ação, Gilmar Adriano da Silva, 35 anos, motorista de ônibus do Terra Parque Eco Resort, em Pirapozinho, disse que como já estava realizando alguns cursos na entidade, aproveitou a divulgação para participar das duas coisas. Ele ressalta que acha a iniciativa “importante” e que está descobrindo coisas que não sabia, em relação à própria saúde. Uma das coisas que mais gostou foi a massoterapia. “Estava ansioso para participar dos outros atendimentos. O evento é uma descoberta que vai auxiliar no meu bem estar e também no dia a dia do meu serviço”.

Já há cinco anos no ramo, Marcelo Henrique da Silva Lima, 27 anos, motorista da empresa Cocal, unidade Narandiba, comentou que esta é a primeira vez que participa na unidade de Presidente Prudente, mas está sempre presente em ações realizadas pela Cart. Ele acredita que é muito importante participar do evento, porque são discutidas questões sobre saúde, bem-estar, alimentação e prática de atividades físicas. “Aprendi várias coisas novas, principalmente na parte de saúde, como higiene bucal”. Como reflexo da palestra, o funcionário colocou como meta para este ano a perca de peso. “Sei que é uma coisa muito difícil, mas como uma coisa está ligada à outra, eu não posso desistir”.

Publicidade

Veja também