Ação coletiva oferta serviços a moradores de rua

Iniciativa contou com cortes de cabelo, realização de testes rápidos, entrega de comida, orientações sobre documentação com o Poupatempo e orientações jurídicas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 30/08/2019
Horário 06:12
José Reis - Iniciativa contou com entrega de roupas, comida, cortes de cabelo e orientações jurídicas
José Reis - Iniciativa contou com entrega de roupas, comida, cortes de cabelo e orientações jurídicas

Em alusão à Semana da Pessoa em Situação de Rua, a noite de ontem foi marcada pela solidariedade, olhar ao próximo e promoção do bem-estar em Presidente Prudente. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro-POP (Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua) foi realizada na Praça Nove de Julho e contou, por exemplo, com cortes de cabelo, realização de testes rápidos, entrega de comida, orientações sobre documentação com servidores do Poupatempo e orientações jurídicas.

De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria Helena Veiga Silvestre, a ideia surgiu a partir de uma conversa entre várias instituições e que de alguma forma estão ligadas ao atendimento ao público morador de rua, sendo que o principal objetivo de ontem foi o resgate dos direitos de cada um dos cidadãos. “São ações simples, mas fundamentais para essa garantia de direitos, como ofertar uma peça de roupa, um banho, orientações bucais e até mesmo a jurídica, com a presença de defensores públicos”, comenta Maria Helena.

Com cerca de 50 pessoas participando desse verdadeiro mutirão, a expectativa era a de receber pelo menos 100 pessoas das cerca de 200 que residem nas ruas em Prudente, conforme levantamento já publicado por este diário. Entre os parceiros participantes estavam ainda a Polícia Militar, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Igreja São Judas Tadeu e Catedral de São Sebastião.

O coordenador da Pastoral da Solidariedade da Catedral, Ricardo Matsuno, foi um dos voluntários da ação, que, junto com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, ficou responsável pela parte da alimentação. “O cardápio foi arroz, feijão, frango assado e uma sobremesa de batata-doce. É um trabalho que desenvolvemos há 15 anos, todas as quintas-feiras, e que ontem ganhou mais corpo com a ajuda de diversas pessoas”, salienta. Para ele, a ideia é levar “mais amor” ao ser humano e oferecer condições de vida melhores para pessoas que, muitas vezes, não possuem os olhares voltados a elas.

Publicidade

Veja também