Ação alerta 3 mil motoristas para doação de sangue

Panfletagem realizada por cooperativa visa conscientizar sobre a necessidade de contribuir e reforçar os estoques dos postos de coleta, em Prudente

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 28/04/2019
Horário 04:50
José Reis - Organização estimou a abordagem de 3 mil motoristas durante ação em rotatória
José Reis - Organização estimou a abordagem de 3 mil motoristas durante ação em rotatória

“Doar sangue é um gesto de amor e vida. [...] Todo o processo de doação leva menos de uma hora”. Foi com essa mensagem que pelo menos 3 mil motoristas que passaram pela rotatória do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, em Presidente Prudente, foram alertados na manhã de ontem sobre a importância do ato, além do pensamento na quantidade de vidas que podem ser salvas com gesto de amor e carinho. A iniciativa da cooperativa Sicoob Paulista reuniu 27 funcionários, o que segundo uma das organizadoras, Nadinny Rodrigues Sufen, que trabalha com controle de qualidade, deve ensejar demais para a próxima ação, em agosto. “É uma experiência positiva para todos que estão envolvidos: os funcionários que vieram voluntariamente, os motoristas que vão doar e aqueles que serão beneficiados no futuro”.

O planejamento da ação ocorreu já há alguns meses, na própria empresa, de forma que o ato de ontem foi o segundo realizado, pois a primeira edição ocorreu em novembro do ano passado. Questionada sobre o objetivo, Nadinny expõe que se trata de pensar em compaixão, compartilhamento e amor ao próximo. “No ano passado, neste mesmo local, tivemos como ponto de doação a Santa Casa e hoje nosso ponto de doação é o HR [Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo]. De qualquer forma, não existe um local fixo, já que a pessoa pode ir ao que estiver mais fácil e passar essa ideia para os familiares, amigos e conhecidos”.

Ela lembra ainda que o ponto de panfletagem foi escolhido de forma estratégica, visto que, conforme ela, a rotatória é o acesso principal de todos os bairros para o centro da cidade, shoppings e principais supermercados, o que faz com que contem com fluxo de veículos significativo. “Em 20 minutos entregamos mil panfletos e tivemos que buscar outros 2 mil que serão entregues. Não conseguimos parar para conversar com os condutores, pois o tempo do semáforo é muito rápido, mas o folheto é bem explicativo e ajudará a sanar as dúvidas”.

A analista de cadastro da Sicoob Paulista, Dyenifer Rocha, mesmo com o dia de folga não hesitou em levar cedo para, já às 7h30 para iniciar o trabalho de divulgação. Questionada sobre o que a motivou, a funcionária afirma que se trata de distribuir “amor e carinho”. “É muito importante, mesmo eu não precisado dessa doação hoje, o que me garante que não precisarei futuramente? Então precisamos levar, além do incentivo, a ideia de proporcionar melhor qualidade de vida a quem precisa, o que não custa nada”.

Ela afirma que participou da primeira ação e que está ansiosa para a próxima, pois os resultados serão, possivelmente, positivos. “Se a cada mil panfletos pelo menos quatro ou cinco pessoas tirarem seu tempo para esse ato, já teremos atingido o nosso objetivo. Fomos muito bem recebidos por todos que passaram por aqui”, esclarece.

Requisitos para ser um doador

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Cuidados pós-doação de sangue

- Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

- Aumente a ingestão de líquidos;

- Não fume por cerca de 2 horas;

- Mantenha o curativo no local por pelo menos quatro horas;

- Não dirija veículos de grande porte.

Fonte: Ministério da Saúde


Serviço

Banco de Sangue do HR

Rua José Bongiovani, 1.297 – Presidente Prudente

Telefone: 3229-1500

Atendimento: Todos os dias da semana, inclusive feriados e fins de semana

Horário: 7h às 17h

 

Hemonúcleo anexo à santa casa

Rua Wenceslau Braz, 5 – Presidente Prudente

Telefone: 3223-3511

Atendimento: Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h; quinta-feira, das 8h às 19h; e sábado, das 7h às 11h

Publicidade

Veja também