Acae sedia 21ª Copa Hinomoto de Gueitebol

Evento reunirá hoje aproximadamente 150 atletas divididos em 23 equipes; atividades iniciam a partir das 8h no campo da associação e a entrada é gratuita

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/11/2019
Horário 05:44
Cedida / Kioka Oshiai - Gueitebol, esporte que vem se consolidando em PP, requer atenção para domínio de território
Cedida / Kioka Oshiai - Gueitebol, esporte que vem se consolidando em PP, requer atenção para domínio de território

Hoje, a partir das 8h, ocorre no campo da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente, a 21ª Copa Hinomoto de Gueitebol. Participam aproximadamente 150 atletas, divididos em 23 equipes dos municípios de Assis, Álvares Machado, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Sul, Dracena, Ibiporã, Junqueirópolis, Martinópolis, Ourinhos, Presidente Venceslau, Pirapozinho, Rancharia, Tupã, Votuporanga e Presidente Prudente.

Segundo um dos coordenadores do Departamento de Gueitebol, Akira Goto, a prática do esporte desenvolve em jovens e idosos a concentração e a prática de exercícios corporais. “É uma atividade que requer muita capacidade de concentração. Consideramos com um esporte antiestresse”.

Mas afinal o que é gueitebol? É um esporte praticado em quadras de chão batido, por duas equipes usando tacos especiais, em forma de “T”. Uma equipe joga com cinco bolas com números ímpares e a outra equipe com bolas com números pares. Cada bola numerada corresponde também um respectivo jogador. A partida de gueitebol começa com o primeiro jogador tentando passar a sua bola pelo primeiro gate – pequenas traves de ferro. Se ele conseguir, dará mais uma tacada e pode continuar jogando caso acerte outras bolas.

“BASICAMENTE É UM JOGO DE DOMÍNIO DE TERRITÓRIO”

Akira Goto

Os objetivos seguintes são fazer com que a sua bola atravesse os gates 2 e 3 e, por último, bater no pino central. “É um jogo que requer muita atenção para que uma equipe não seja dominada pela outra. Basicamente é domínio de território”, explica Akira.

CONSOLIDAÇÃO DO

ESPORTE NA REGIÃO

Na 21ª Copa Hinomoto de Gueitebol, os atletas serão divididos em duas equipes. Uma para os mais jovens (soonem – até 69 anos) e outra para o público idoso (koreisha – acima de 70 anos), explica Akira. Ambas as categorias serão premiadas – no final desta tarde – até a oitava classificação.

Para este ano, a espera do coordenador é que o esporte continue se consolidando em Prudente, diante de suas edições. “É um esporte que vem crescendo com o tempo e o sucesso disso é a quantidade de edições, cidades participantes e o número de atletas”.

SERVIÇO

O campo da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) está localizado na Avenida José Campos do Amaral – Residencial Anita Tiezzi, em Presidente Prudente. Hoje, a 21ª Copa inicia a partir das 8h e com entrada gratuita.

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também