Academia promove curso de Imobilização Tática e Torção

SEM AGRESSÃO Com situações inesperadas que exigem raciocínio lógico, a escola Krav Maga Caveira ensina aos alunos imobilização tática

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 26/01/2018
Horário 11:45
Cedidas/Tatiane Gimenez, Curso de Imobilização ensinará técnicas de autodefesa na Academia Krav Maga Caveira
Cedidas/Tatiane Gimenez, Curso de Imobilização ensinará técnicas de autodefesa na Academia Krav Maga Caveira

Saber se defender da maneira correta nos dias de hoje é essencial, já que os perigos da vida cotidiana não avisam quando vão acontecer. Pode ser um puxão na bolsa que estava descuidada, um agarrão, ou até mesmo, uma abordagem indevida de algum desconhecido. Para todos estes exemplos há formas certas de imobilizar a outra pessoa, para que o perigo se afaste. E nenhum deles exige idade ou força para que sejam efeitos, apenas técnica, raciocínio lógico, rápido e intuitivo.

Pelo menos é o que ensina o krav maga, sistema de combate corpo a corpo desenvolvido em Israel. E para que a população aprenda a se defender, a Academia Krav Maga Caveira apresenta o curso de Imobilização Tática e Torção. A primeira aula foi realizada na última sexta-feira, e hoje ocorre a segunda aula. As táticas ensinadas no curso produzem elementos surpresa e velocidade, requisitos essenciais para uma operação bem feita, colocando o aluno em situações inesperadas, sendo um novo e verdadeiro instrumento para os perigos da vida cotidiana.

Com 25 anos de experiência, especializações internacionais e aprimoramento em defesa pessoal, combate corpo a corpo, desarmamento e sobrevivência humana, o mestre Wesley Gimenez foi quem aplicou o curso. “Imobilizações e torções do dia a dia, para que pessoal comum possa se defender, usando algumas torções para conter uma ameaça, para que possa pegar uma pessoa e infligir no mínimo de dano possível”, explica. Wesley conta também, que cada situação exige uma força proporcional, sem que seja usada técnicas muito agressivas para casos considerados mais leves.

 

Time feminino

Muitas mulheres procuram aulas e fazem parte. Para a aluna Camila Ribeiro, que já pratica o krav maga há três anos, a melhor parte é saber que consegue imobilizar alguém sem que necessite de muita força. “No meu caso, como mulher, sem força consigo neutralizar o problema quando não requer uma medida mais extrema, mesmo que o oponente seja maior”, diz.

Outro ponto positivo, além da proteção pessoal, é lembrado pela aluna Luciana Zambronio, de 46 anos. “Pra mim foi benéfico na questão psicológica, corporal, física e tem trazido benefícios na redução de remédios, gordura do fígado e pressão. Também, na parte psicológica, hoje meu sono é muito controlado, perfeito e lido melhor com as pessoas”, afirma a aluna. Luciana ainda recomenda o curso para qualquer pessoa de qualquer idade, já que o beneficio é para todos. “A pessoa pode ser alta, pequena, homem, mulher, na violência que vivemos hoje é muito válido, porque um dedo que segura já imobiliza uma pessoa. Pra mim e pra minha casa, o krav maga tem sido muito bom”, completa.

A Academia Krav Maga Caveira está localizada a Rua Daniel Martin, 1536, na Vila Formosa, em Presidente Prudente.

Publicidade

Veja também