Abstinência de álcool traz benefícios à saúde, diz especialista

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 15/02/2018
Horário 12:26

Para a nutricionista de Presidente Prudente, Patrícia Zatharias, 55 anos, deixar de consumir bebida alcóolica traz para o cidadão o beneficio de um corpo saudável, a disposição para fazer as atividades do dia a dia, e uma melhor qualidade de sono. De acodo com ela, quando a pessoa passa pelo processo de desintoxicação, ela sente o impacto de alterações fisiológicas e psicológicas, tanto positivas como negativas. “Isso acontece pelo efeito da abstinência do álcool no organismo. Por uma lado, o consumidor perde peso, mas outro tem crise de ansiedade e irritabilidade”, explica.

A especialista ressalta que a decisão de cancelar a ingestão gradativamente ou de uma única vez depende do acompanhamento e avaliação médica, uma vez que cada pessoa possui um tipo de organismo, que infere em cuidados específicos. Além disso, o grau de consumo é outro fator importante. Segundo ela, pessoas que consomem menos o produto têm mais facilidade para deixar o álcool de uma única vez.

O recomendável é que ocorra uma mudança de hábitos, como uma dieta equilibrada, composta de sucos, frutas, verduras e legumes, alimentos que possuem mais água e fibra, para limpar o organismo. Em casos de indivíduos com grau de dependência mais elevado, é realizado um acompanhamento mais lento, com a contribuição de remédios.

 

A decisão de cancelar a ingestão gradativamente ou de uma única vez depende do acompanhamento e avaliação médica

Patrícia Zatharias,

nutricionista

 

Prós e contras

De acordo com a médica, o álcool é responsável por causar a desidratação no corpo humano, que pode ocasionar efeitos definitivos aos órgãos, como o fígado. Beber com excesso altera as funções metabólicas do organismo. Outro indicador é a causa do sobrepeso. Ela explica que quando uma pessoa bebe demais e ainda assim está abaixo do peso, é porque já está com todo o corpo tomado e comprometido. “É um estado em que ela já não se alimenta mais, passa o dia procurando por bebidas”.

O fim da dependência alcoólica traz como lado positivo a fortificação do sistema imunológico. “Menos gripe e infecções, melhora de humor, além de uma pele mais saudável. O rosto de uma pessoa que bebe em excesso parece como um papel, uma pele de mentira, porque ela se torna seca, sem hidratação”.

Publicidade

Veja também