A união faz a força!

Simplificado, o conceito de sociedade civil remete a um conjunto de pessoas que têm objetivos em comum e desenvolvem ações para incidir no âmbito público. E essa união nunca se fez tão essencial como agora, onde enfrentamos um inimigo invisível, mas capaz de dizimar multidões: o novo coronavírus.

O ideal é que não víssemos ideologias políticas preponderarem, pois o momento agora é de desabotoar a camisa e ajudar o próximo, seja prevenindo a transmissão, seja combatendo os efeitos negativos na economia. E mesmo que a luz no fim do túnel pareça distante, podemos nos mobilizar das seguintes maneiras: primeiramente, não disseminando as fake news e o pânico nas redes sociais; segundo, combatendo o desabastecimento e desiquilíbrio econômico.

Aqui, em Prudente, empresas privadas têm disponibilizado seus espaços físicos e seus serviços para contribuir no combate à atual crise. E é nesse sentindo que nasceu em nossa cidade o projeto Mais Prudente (www.maisprudente.com.br). Afinal, todos podem contribuir para que nossa economia local não pereça, partindo do princípio da prevenção.

Essa união nunca se fez tão essencial como agora, onde enfrentamos um inimigo invisível, mas capaz de dizimar multidões

O projeto visa oferecer um equilíbrio social, desde arrecadação de alimentos, insumos para a saúde (como álcool em gel, máscaras e doações de subsídios), até mensagens de orientação, apoio gratuito de psicólogos aos mais afetados, especialmente aos profissionais da saúde, por meio do acesso on-line (rádio, Facebook, Instagram, WhatsApp, TV e rádio web), tudo de forma voluntária e solidária.

Estamos todos no mesmo barco e é nosso dever ajudar a remá-lo. O governo tem apresentado medidas para tentar evitar uma avalanche de desempregos, porém, ainda não tem soluções plausíveis para o pós-pandemia, com a efetividade que impeça, sobretudo, que o microempreendedor, a grande massa que cria empregos, vá à falência. E o pico da pandemia ainda não chegou, de acordo com especialistas.

Segundo os professores americanos Paul Samuelson e William Nordhaus, vencedores do Prêmio Nobel, a economia é o estudo de como a sociedade administra seus escassos recursos. Por isso, neste momento, podemos nos mover (mesmo sem sair de casa) para impedir que a economia quebre. Agora é a hora de utilizar as redes sociais para incentivar boas ideias e oferecer apoio a todos da nossa comunidade!

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também