Foto:

A salada que vale uma refeição

  • 27/11/2019 07:00
  • Delícias & Delícias

Prática e gostosa, a salada de quinoa com atum é perfeita a qualquer hora. É uma combinação equilibrada de carboidrato de baixo índice glicêmico, proteína magra e gordura boa.
Quando esses três nutrientes são consumidos juntos, na mesma refeição, fica mais fácil driblar a fome.

Salada de Quinoa

Ingredientes: ½ xícara (chá) de quinoa (medir seca), 1 xícara (chá) de água (para cozinhar a quinoa), 1 lata de atum light, ½ xícara (chá) de cebola cortada em cubinhos, ½ xícara (chá) de tomate cortado em cubinhos, ¼ xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubinhos, ¼ xícara (chá) de cebolinha, folhas frescas de manjericão,2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de azeite extra virgem, 1 colher (sopa) de suco de limão, pimenta e sal a gosto. 

Preparo: Antes de cozinhar a quinoa, passe-a na água fervente e, depois, na fria. Escorra. Em uma panela, ferva a água e adicione a quinoa e um pouco de sal. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até a água secar. Espere esfriar e misture os outros ingredientes. Leve à geladeira por 20 minutos. Sirva em seguida. Rende 2 porções com 200 calorias cada.

Castanhas & Frutas Secas


Hoje elas fazem parte do cardápio do ano inteiro como uma opção de lanchinhos práticos e saudáveis (as castanhas são ricas em gorduras boas e as frutas secas têm fibras e antioxidantes). Mas cuidado para não exagerar nessas delícias durante as festas de fim de ano, quando aparecem em maior variedade e quantidade.

As frutas secas engordam mais que as frescas porque passam por um processo de desidratação, onde perdem água. Isso faz com que a frutose (açúcar natural das frutas) fique concentrada, o que pode até triplicar as calorias. Mas as frutas desidratadas oferecem pontos positivos: têm mais fibras e substâncias antioxidantes, em comparação às frescas. Além disso, duram mais e são compactas, sendo opções práticas de lanchinho. Para não atrapalhar a dieta, é importante consumi-las em pequenas porções e sempre acompanhadas de uma proteína magra (iogurte desnatado ou queijo light) ou gordura boa (castanha do Pará, nozes ou amêndoas). O objetivo é reduzir a velocidade com que a frutose é liberada no organismo, diminuindo o risco da fruta seca engordar.

NUTRIÇÃO

Hidratação


Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Deve ser aumentada, portanto, a ingestão de líquidos, como água, sucos em geral e água de coco. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que esse já é um sinal de desidratação. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância. As fontes destes minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são encontradas nas frutas e nos legumes. As verduras, os legumes e as frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, por isso devem ser ingeridos com frequência e variedade.

Cuidados Nutricionais no VERÃO


Evite consumir alimentos muito gordurosos, tais como feijoada, carnes gordas e frituras, pois esses dificultam a digestão e podem provocar mal-estar;

  • Alimentos como arroz, macarrão e açúcar devem ser consumidos com moderação, evitando desta forma refeições muito pesadas; Selecione cereais integrais como fonte principal de açúcares, diminuindo o consumo de doces, macarrão e arroz para ter assim refeições mais leves;
  • Dê preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas ou cozidas;
  • Saladas de folhas verdes, legumes, assim como frutas e produtos integrais (que contêm fibras), devem ser consumidos à vontade, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras;
  • A ingestão de líquidos deve ser freqüente, especialmente água, sucos e chás, uma vez que é essencial nos dias de calor manter o organismo hidratado, repondo água e minerais perdidos através do suor. Use e abuse de água mineral, água de coco e sucos para garantir a hidratação adequada, uma vez que, no verão ocorre excessiva perda de água e minerais, principalmente através do suor.
  • Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes, aqueles a base de água e polpa de frutas.

 

 

 

ÚLTIMAS DO AUTOR