A mais antiga das Ciências na FCT/Unesp

  • 18/08/2019 05:00
  • Priscila Aléssio Constantino

A Astronomia, uma área da Física, é considerada a mais antiga das Ciências. Contudo, a Física não se resume aos estudos astronômicos, mas compreende estudos da matéria, ou seja, tudo o que nos rodeia, a energia, sua natureza e suas interações. O desenvolvimento da Física se reflete em muitos avanços tecnológicos.

Por exemplo, a partir dos conhecimentos em eletromagnetismo, surgiram as bases para as tecnologias que influenciam toda a sociedade moderna: a energia elétrica, os aparelhos eletrodomésticos, as telecomunicações e a informática.

O curso de Física é um dos cursos mais novos da FCT, tendo sido implementado no ano de 2002, cuja primeira turma se formou em 2005. Os alunos de Licenciatura em Física, além de serem bem preparados para a docência, podem participar de projetos de extensão e pesquisa, com possibilidade de bolsas. Na extensão, eles podem atuar no Centro de Ciências, Astronomia, Show da Física e Núcleo de Ensino de Física Moderna, entre outros Programas vinculados ao ensino.

Na pesquisa científica, podem participar de projetos de Iniciação Científica desenvolvendo estudos na área de Ciência de Materiais, em laboratórios modernos que possuem equipamentos de última geração, estando entre os melhores do Brasil. Além disso, o aluno pode seguir na carreira acadêmica, tendo possibilidades de mestrado e doutorado em ambas as áreas de ensino de Física e Ciência dos Materiais. Todos os cursos da FCT são gratuitos.

Os egressos do curso de Física têm importante papel na sociedade prudentina, muitos deles atuando como professores nas Universidades Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente – Grupo Uniesp), Toledo Prudente Centro Universitário, e em vários colégios da cidade. Outros obtiveram sucesso fora e dentro do país, em universidades e institutos de pesquisa.

Ficou interessado? Você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o curso na página da Unesp e na 13ª Semana da Física que será realizada no período de 26 a 30 de agosto e será aberta a toda a população. Entre as atividades da semana receberemos o escritor Frei Betto para uma interessante palestra buscando aprofundar o diálogo e diluir as diferenças entre ciência e religião.

Em poucas palavras, Frei Betto é autor de 66 livros, muitos deles traduzidos no exterior.  Ganhou diversos prêmios literários, entre os quais o mais importante do Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. Mereceu também o Prêmio Juca Pato, quando foi eleito pela UBE (União Brasileira dos Escritores) Intelectual do Ano, em 1986.  Em 2009, foi agraciado com o Prêmio ALBA de Las Letras em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária. Atualmente, é colunista do jornal “O Globo”, e articulista da “Folha de S. Paulo”. 

ÚLTIMAS DO AUTOR

Priscila Aléssio Constantino

Priscila Aléssio Constantino

Priscila Aléssio Constantino é professora Doutora do Departamento de Física da FCT/Unesp. Este texto faz parte de uma série de artigos referentes às comemorações dos 60 anos da FCT/Unesp

PUBLICIDADE