A Hora do Planeta fomenta reflexões e efetiva ações de preservação ambiental

EDITORIAL -

Data 30/03/2019
Horário 04:00

É hoje, das 20h30 às 21h30, que a WWF (Fundo Mundial para a Vida Selvagem e Natureza, na sigla em inglês) Brasil promove, por uma hora, a mobilização a Hora do Planeta. A ação tem como elemento principal fomentar a sustentabilidade. Todo cidadão pode contribuir e participar deste alerta e clamor pelo uso racional dos recursos naturais, bem como de preservação ao meio ambiente.

A iniciativa é promovida anualmente desde 2007 e, em 2018, somou a participação de 188 países e territórios nos sete continentes. Na região, prefeituras e empresas já sinalizaram seu acolhimento à ação. O Imparcial apoia a campanha e indica aos seus leitores atitudes que contribuam com a proposta.

Entre as ações recomendadas pela WWF estão apagar as luzes de áreas públicas e privadas durante os 60 minutos; propagar ações, por meio de campanhas educativas; e fomentar a comunicação entre equipes de trabalho, funcionários, familiares, clientes e parceiros. No entanto, para garantir a força do projeto, é indispensável cadastrar cada uma das unidades participantes no wwf.org.br/participe/horadoplaneta. Municípios, instituições, entidades, escolas, enfim, toda comunidade pode abraçar a causa.

A ideia é que esta corrente de informação suplante o ambiente corporativo, seguindo para as atividades pessoais de todos os cidadãos. Com isso, há ampliação do compromisso e maior sensibilização. Os debates envolvendo as causas ambientais estão cada vez mais latentes. Agregar valores é dever de todos, sobretudo diante dos cenários de poluição, desmatamento e outros impactos ambientais favoráveis às ameaças do aquecimento global.

Vamos praticar a ideia, mostrar liderança em soluções ambientais, por meio de simples ações dentro de nossas casas. Vamos fazer da Hora do Planeta um pontapé para mudança de atitudes. Adote medidas para contenção de gastos excessivos de água e energia; separe o lixo orgânico do reciclável; promova ações coletivas na rua, no bairro em que mora, em áreas de preservação permanente, recolhendo lixos e entulhos e denuncie os que ainda insistem na prática criminosa. Ao mesmo tempo, plante árvores, ensine as crianças a cuidar do meio ambiente, a dispensar de forma correta seus resíduos.

A Hora do Planeta incentiva pessoas, empresas e governos e pede a todos para “terem responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e a fazer mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável”. Este primeiro passo é mais fácil do que imaginamos. Comece por hoje, desligando as luzes, divulgando a ação ou mesmo debatendo o tema por 60 minutos. É hora de ajudar o planeta.

Publicidade

Veja também