85% dos pacientes com tuberculose são curados

PRUDENTE - Da Redação

Data 23/09/2017
Horário 12:19

O programa de tuberculose desenvolvido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio do Ambulatório de Tisiologia, foi contemplado pela Divisão de Tuberculose do Estado de São Paulo, por alcançar a estatística de 85% de cura dos pacientes com tuberculose, além de ter médico especialista em tisiologia. O prêmio será entregue na segunda-feira, no Fórum de Tuberculose, em São Paulo, pela Divisão de Tuberculose Estadual.

Para atribuir esses prêmios aos munícipios, foram avaliados vários critérios, além da taxa de cura ser maior que 85%, outras avaliações foram: menos abandono, realização de teste de HIV em pacientes em tratamento, além de ter médico especialista em tisiologia.

O Programa de Tuberculose do Estado de São Paulo avalia anualmente todos os munícipios, sendo que Prudente será premiado pela Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose, sendo reconhecida em 2010, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017. O Departamento de Tisiologia é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde vinculado à VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), que atende pacientes de Prudente, região e das penitenciárias, devido ser Referência Terciária do Estado de São Paulo.

O serviço atende uma área de abrangência dos GVES (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de Presidente Prudente e Presidente Venceslau, sendo 45 municípios e penitenciárias da região. O tratamento é realizado pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), pois o tratamento de tuberculose deve ser supervisionado pelo profissional de saúde.

A equipe fica no Palácio da Saúde e é composta pelo médico tisiologista Paulo José Mascarenhas Mazaro, pela enfermeira Vivian Aparecida De La Viuda Teixeira Capelari, auxiliar enfermagem Marta Vieira da Silva, e pela farmacêutica Luana Orlandelli Nanci Godoi. De acordo com a enfermeira Vivian, “a tuberculose continua a merecer especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo”. “Ainda obedece a todos os critérios de priorização de um agravo em saúde pública, ou seja, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade”, salienta.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também