62,4% das notificações da doença incidem sobre homens

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 27/10/2018
Horário 04:02
Arquivo - Teste rápido para detecção de sífilis pode ser encontrado no Ambulatório Municipal
Arquivo - Teste rápido para detecção de sífilis pode ser encontrado no Ambulatório Municipal

Em Presidente Prudente, dos 125 casos de sífilis registrados pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de janeiro a setembro deste ano, 62,4% incidem sobre o público masculino. De acordo com dados divulgados pelo órgão, os homens respondem por 78 notificações da doença viral, enquanto as mulheres atendem por 47. O total é superior aos números observados no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 115 ocorrências, sendo 82 referentes ao sexo masculino e 33 ao feminino. A enfermeira do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do município, Sandra Maderal Ortiz, explica que a infecção é mais prevalente em homens devido ao fato de se protegerem menos durante as relações sexuais. Constata-se ainda que a maior parte dos que apresentam sorologia positiva são os jovens. “Este público nutre o sentimento de invencibilidade, que os leva a acreditar que isso nunca acontecerá com eles”, expõe.

Conforme a enfermeira, as pessoas normalmente buscam o ambulatório quando há a manifestação das primeiras lesões nos órgãos genitais. No entanto, por se tratar de uma doença silenciosa, há casos em que os sintomas não aparecem e os portadores desconhecem a sua condição. “Em tais circunstâncias, eles só têm o diagnóstico quando realizam a triagem e isso depende da procura voluntária”, comenta. Nesse contexto, o ideal é que qualquer pessoa exposta a uma relação sexual de risco faça os testes sorológicos após 30 dias. Em Prudente, os exames podem ser realizados no próprio CTA ou em qualquer unidade de saúde. O atendimento é diário, gratuito e não requer encaminhamento médico.

Segundo Sandra, quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais célere será o tratamento, que é baseado na aplicação da penicilina, cuja posologia depende da conduta médica e varia de caso para caso, sendo o medicamento oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Posteriormente, o indivíduo volta a repetir os exames laboratoriais em um período de seis meses a um ano para confirmar a eficácia da terapêutica.

Sandra explana que a evolução da sífilis ocorre em três fases. A primeira é eventualmente marcada pela aparição de lesões nos órgãos genitais, que somem dentro de algumas semanas. Quando ignorado o quadro, a infecção segue para a secundária, em que os sintomas voltam a ser percebidos, mas em forma de manchas nas mãos e plantas dos pés. Sem atendimento, também desaparecem. Após uma fase latente, há o risco de avançar para a terciária, quando a doença passa a comprometer os sistemas cardiovascular e nervoso central.

Plantão especial

No terceiro sábado de outubro é lembrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Em alusão à data, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza hoje o dia de prevenção à doença. Na ocasião, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) adotarão esquema de plantão, das 8h às 17h, para a oferta dos testes de sífilis e de HIV (vírus da imunodeficiência humana). Os cidadãos podem, no entanto, buscar o serviço nos demais dias no posto de saúde mais próximo ou no ambulatório municipal, localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-1366.

Publicidade

Veja também