Entre 49 cidades que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, 22 (44,8%) registraram queda no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), 16 (32,6%) apresentaram melhora; e 11 (22,4%) ficaram com resultados estagnados na comparação com o ano de 2015, quando o estudo foi realizado pela primeira vez. As outras quatro cidades que integram a regional não tiveram seus desempenhos divulgados.
Os dados foram disponibilizados pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que calcula o índice dos municípios a partir de dois grupos, os insumos educacionais e os resultados educacionais. O primeiro considera a escolaridade dos professores, o número médio da carga horária por dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil. Já o segundo leva em conta o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb dos anos finais do mesmo período e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.
Na região, duas cidades se destacam no ranking nacional. Junqueirópolis aparece na 15ª colocação, com nota 5,6, a mesma obtida no IOEB de 2015, enquanto Tupi Paulista ocupa a 28ª posição, com conceito 5,5, um décimo a menos do que aquele registrado há dois anos. As notas podem variar de 0 a 10. Os piores desempenhos ficaram por conta de Euclides da Cunha Paulista, com 4,4, dois décimos a menos do que em 2015, colocando o município em 2.706º lugar em âmbito nacional; e Santo Expedito, com 4,6, dois décimos a menos do que no período anterior, ficando em 2.170º na lista geral.
Planos de ação
Em Tupi Paulista, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Inajara Simini Guttierrez, aponta que um dos principais critérios para a melhoria da educação é o estabelecimento de “metas claras”. Segundo ela, é garantido a todos os professores o piso salarial profissional nacional, bem como o cumprimento de um terço da jornada para hora-atividade. Em relação a isso, afirma que é oferecida a todos os docentes formação continuada, embasada nas necessidades formativas da rede, além do acompanhamento de rotinas semanais pelo professor coordenador.
A secretária salienta que os professores coordenadores participam de estudos semanais realizados pela pasta. São feitos ainda investimentos na formação continuada desses profissionais em cursos da região, a fim de que busquem práticas e estratégias com foco na aprendizagem dos alunos. “Outro ponto que vale ressaltar é a preocupação de diretores e professores em manter a disciplina, o cumprimento dos dias letivos, assegurar a frequência e a pontualidade dos alunos. Há também muitas ações complementares, como palestras de educação ambiental, parceria com a saúde, entre outros”, expõe.
Segundo Inajara, também é feito o monitoramento dos resultados de avaliações internas do desempenho dos alunos, identificando os conteúdos que cada um domina e aqueles em que ainda é preciso melhorar. Mediante isso, são traçados planos de ação pautados em intervenções pontuais. “Para os alunos que não conseguem avanços significativos, é ofertado o reforço de aprendizagem no contraturno, ministrado pelos próprios professores da rede municipal”, pontua.
Consolidação de matrículas
O Departamento de Educação de Euclides da Cunha Paulista, por sua vez, demonstra a sua preocupação em relação ao índice obtido, posto que uma das prioridades da nova administração é a educação. Argumenta que, nas instituições de educação infantil de 4 e 5 anos, o ensino está “consolidado”, ou seja, há o atendimento a todas as crianças. Já em relação ao público de 0 a 3 anos, a expectativa é consolidar a maioria das matrículas, já que no decorrente ano foram atendidas mais de 80% das crianças que estavam na lista de espera. “Na questão de evasão, não temos problemas na educação infantil e nem no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, que pertencem à rede municipal”, pontua.
Entre as medidas para a melhoria do desempenho, o setor destaca a promoção do Programa Ler e Escrever, projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, projetos de leitura, ativação da Sala de Leitura, adesão do Pnaic (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) 2017 e do Programa Novo Mais Educação.
Desempenho dos municípios da região no IOEB
Municípios |
IOEB 2017 |
IOEB 2015 |
Posição no ranking nacional |
Adamantina |
5 |
5,2 |
600 |
Alfredo Marcondes |
5,2 |
5 |
273 |
Álvares Machado |
4,9 |
4,9 |
1.086 |
Anhumas |
5,2 |
5 |
312 |
Caiabu |
4,9 |
5,2 |
969 |
Caiuá |
4,9 |
5,1 |
1.201 |
Dracena |
5,1 |
5,3 |
542 |
Emilianópolis |
4,7 |
4,7 |
1.871 |
Estrela do Norte |
5,1 |
5,1 |
403 |
Euclides da Cunha Paulista |
4,4 |
4,6 |
2.706 |
Flora Rica |
- |
- |
5.110 |
Flórida Paulista |
5,1 |
4,6 |
474 |
Iepê |
4,7 |
4,7 |
1.708 |
Indiana |
4,8 |
5 |
1.465 |
Inúbia Paulista |
4,8 |
5,1 |
1.259 |
Irapuru |
4,9 |
4,5 |
1.017 |
Junqueirópolis |
5,6 |
5,6 |
15 |
Lucélia |
5,2 |
5,1 |
310 |
Marabá Paulista |
4,8 |
4,9 |
1.257 |
Mariápolis |
5 |
4,9 |
781 |
Martinópolis |
4,9 |
5,5 |
945 |
Mirante do Paranapanema |
4,9 |
4,9 |
1.205 |
Monte Castelo |
4,8 |
4,8 |
1.321 |
Nantes |
4,9 |
5 |
1.042 |
Narandiba |
5,1 |
5,4 |
441 |
Nova Guataporanga |
4,9 |
5,1 |
1.168 |
Osvaldo Cruz |
5,1 |
5,1 |
491 |
Ouro Verde |
5,2 |
5 |
208 |
Pacaembu |
4,8 |
4,7 |
1.394 |
Panorama |
4,9 |
4,7 |
1.019 |
Pauliceia |
5 |
4,4 |
782 |
Piquerobi |
5,1 |
4,9 |
504 |
Pirapozinho |
4,8 |
4,9 |
1.535 |
Pracinha |
- |
4,9 |
5.110 |
Presidente Bernardes |
4,9 |
4,7 |
1.158 |
Presidente Epitácio |
4,8 |
4,9 |
1.282 |
Presidente Prudente |
4,9 |
4,9 |
947 |
Presidente Venceslau |
5,1 |
5,5 |
362 |
Rancharia |
4,9 |
5,1 |
1.196 |
Regente Feijó |
5 |
5 |
705 |
Ribeirão dos Índios |
- |
4,5 |
5.110 |
Rosana |
4,6 |
4,9 |
1.941 |
Sagres |
5,1 |
5 |
430 |
Salmourão |
5 |
4,8 |
605 |
Sandovalina |
4,8 |
4,7 |
1.458 |
Santa Mercedes |
4,8 |
4,9 |
1.391 |
Santo Anastácio |
5 |
4,9 |
619 |
Santo Expedito |
4,6 |
4,8 |
2.170 |
São João do Pau D'Alho |
- |
5 |
5.110 |
Taciba |
5 |
5,1 |
811 |
Tarabai |
4,6 |
4,8 |
1.997 |
Teodoro Sampaio |
4,9 |
4,9 |
1.055 |
Tupi Paulista |
5,5 |
5,6 |
28 |
Fonte: IOEB/CLP