44,8% das cidades caem em indicador de educação

Dados do IOEB mostram ainda que 32,6% dos municípios apresentaram melhora e 22,4% ficaram com resultados estagnados

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 30/12/2017
Horário 11:36

Entre 49 cidades que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, 22 (44,8%) registraram queda no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), 16 (32,6%) apresentaram melhora; e 11 (22,4%) ficaram com resultados estagnados na comparação com o ano de 2015, quando o estudo foi realizado pela primeira vez. As outras quatro cidades que integram a regional não tiveram seus desempenhos divulgados.

Os dados foram disponibilizados pelo CLP (Centro de Liderança Pública), que calcula o índice dos municípios a partir de dois grupos, os insumos educacionais e os resultados educacionais. O primeiro considera a escolaridade dos professores, o número médio da carga horária por dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil. Já o segundo leva em conta o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb dos anos finais do mesmo período e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.

Na região, duas cidades se destacam no ranking nacional. Junqueirópolis aparece na 15ª colocação, com nota 5,6, a mesma obtida no IOEB de 2015, enquanto Tupi Paulista ocupa a 28ª posição, com conceito 5,5, um décimo a menos do que aquele registrado há dois anos. As notas podem variar de 0 a 10. Os piores desempenhos ficaram por conta de Euclides da Cunha Paulista, com 4,4, dois décimos a menos do que em 2015, colocando o município em 2.706º lugar em âmbito nacional; e Santo Expedito, com 4,6, dois décimos a menos do que no período anterior, ficando em 2.170º na lista geral.

 

Planos de ação

Em Tupi Paulista, a titular da Secretaria Municipal de Educação, Inajara Simini Guttierrez, aponta que um dos principais critérios para a melhoria da educação é o estabelecimento de “metas claras”. Segundo ela, é garantido a todos os professores o piso salarial profissional nacional, bem como o cumprimento de um terço da jornada para hora-atividade. Em relação a isso, afirma que é oferecida a todos os docentes formação continuada, embasada nas necessidades formativas da rede, além do acompanhamento de rotinas semanais pelo professor coordenador.

A secretária salienta que os professores coordenadores participam de estudos semanais realizados pela pasta. São feitos ainda investimentos na formação continuada desses profissionais em cursos da região, a fim de que busquem práticas e estratégias com foco na aprendizagem dos alunos. “Outro ponto que vale ressaltar é a preocupação de diretores e professores em manter a disciplina, o cumprimento dos dias letivos, assegurar a frequência e a pontualidade dos alunos. Há também muitas ações complementares, como palestras de educação ambiental, parceria com a saúde, entre outros”, expõe.

Segundo Inajara, também é feito o monitoramento dos resultados de avaliações internas do desempenho dos alunos, identificando os conteúdos que cada um domina e aqueles em que ainda é preciso melhorar. Mediante isso, são traçados planos de ação pautados em intervenções pontuais. “Para os alunos que não conseguem avanços significativos, é ofertado o reforço de aprendizagem no contraturno, ministrado pelos próprios professores da rede municipal”, pontua.

 

Consolidação de matrículas

O Departamento de Educação de Euclides da Cunha Paulista, por sua vez, demonstra a sua preocupação em relação ao índice obtido, posto que uma das prioridades da nova administração é a educação. Argumenta que, nas instituições de educação infantil de 4 e 5 anos, o ensino está “consolidado”, ou seja, há o atendimento a todas as crianças. Já em relação ao público de 0 a 3 anos, a expectativa é consolidar a maioria das matrículas, já que no decorrente ano foram atendidas mais de 80% das crianças que estavam na lista de espera. “Na questão de evasão, não temos problemas na educação infantil e nem no ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, que pertencem à rede municipal”, pontua.

Entre as medidas para a melhoria do desempenho, o setor destaca a promoção do Programa Ler e Escrever, projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, projetos de leitura, ativação da Sala de Leitura, adesão do Pnaic (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) 2017 e do Programa Novo Mais Educação.

 

Desempenho dos municípios da região no IOEB

Municípios

IOEB 2017

IOEB 2015

Posição no ranking nacional

Adamantina

5

5,2

600

Alfredo Marcondes

5,2

5

273

Álvares Machado

4,9

4,9

1.086

Anhumas

5,2

5

312

Caiabu

4,9

5,2

969

Caiuá

4,9

5,1

1.201

Dracena

5,1

5,3

542

Emilianópolis

4,7

4,7

1.871

Estrela do Norte

5,1

5,1

403

Euclides da Cunha Paulista

4,4

4,6

2.706

Flora Rica

-

-

5.110

Flórida Paulista

5,1

4,6

474

Iepê

4,7

4,7

1.708

Indiana

4,8

5

1.465

Inúbia Paulista

4,8

5,1

1.259

Irapuru

4,9

4,5

1.017

Junqueirópolis

5,6

5,6

15

Lucélia

5,2

5,1

310

Marabá Paulista

4,8

4,9

1.257

Mariápolis

5

4,9

781

Martinópolis

4,9

5,5

945

Mirante do Paranapanema

4,9

4,9

1.205

Monte Castelo

4,8

4,8

1.321

Nantes

4,9

5

1.042

Narandiba

5,1

5,4

441

Nova Guataporanga

4,9

5,1

1.168

Osvaldo Cruz

5,1

5,1

491

Ouro Verde

5,2

5

208

Pacaembu

4,8

4,7

1.394

Panorama

4,9

4,7

1.019

Pauliceia

5

4,4

782

Piquerobi

5,1

4,9

504

Pirapozinho

4,8

4,9

1.535

Pracinha

-

4,9

5.110

Presidente Bernardes

4,9

4,7

1.158

Presidente Epitácio

4,8

4,9

1.282

Presidente Prudente

4,9

4,9

947

Presidente Venceslau

5,1

5,5

362

Rancharia

4,9

5,1

1.196

Regente Feijó

5

5

705

Ribeirão dos Índios

-

4,5

5.110

Rosana

4,6

4,9

1.941

Sagres

5,1

5

430

Salmourão

5

4,8

605

Sandovalina

4,8

4,7

1.458

Santa Mercedes

4,8

4,9

1.391

Santo Anastácio

5

4,9

619

Santo Expedito

4,6

4,8

2.170

São João do Pau D'Alho

-

5

5.110

Taciba

5

5,1

811

Tarabai

4,6

4,8

1.997

Teodoro Sampaio

4,9

4,9

1.055

Tupi Paulista

5,5

5,6

28

Fonte: IOEB/CLP

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