400 caratecas participam de fase classificatória

EM PRUDENTE Campeonato Paulista classificou ontem oito atletas de cada modalidade - do sub-8 ao master- e 2ª fase será em Santos

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 11/03/2018
Horário 01:12
José Reis, Organização estima que, ao todo, fase contou com aproximadamente 400 atletas, ontem
José Reis, Organização estima que, ao todo, fase contou com aproximadamente 400 atletas, ontem

Teve início na manhã de ontem, em Presidente Prudente, a 1ª etapa classificatória do Campeonato Paulista de Caratê da temporada. A competição ocorreu das 8h às 15h, no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, no Jardim Aviação e, conforme a FPK (Federação Paulista da modalidade), recebeu cerca de 400 atletas. A etapa de Prudente recebeu pessoas de diversas faixas etárias, a partir dos seis anos de idade, sub-8, até esportistas da equipe master. A próxima etapa será em Santos, no litoral paulista, no sábado, dia 17 de março.

Conforme o delegado titular da 15ª Delegacia Regional da FPK, Paulo José Villalva, Presidente Prudente é conhecida por ter um “grande potencial” para a modalidade, o que auxiliou para que a cidade fosse escolhida para receber a primeira etapa classificatória. “O município é sempre lembrado e para nós é uma honra estar aqui. Além disso, a cidade e também a região tem muitos atletas, o que favorece para os trabalhos aqui”, salienta.

O delegado lembra ainda que foram, ao todo, oito atletas classificados por cada uma das oito categorias. Sobre o esporte, Paulo informa que vê um crescimento na categoria, que tem sido “muito valorizado” por ter se tornado um esporte olímpico. “Uma novidade nesta etapa será a presença de apenas quatro árbitros de São Paulo, já que o restante será da própria região e isso mostra o avanço e reconhecimento local”.

O técnico da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente) e também da FPK, Alexandre Arantes César, diz que a equipe contou com 35 atletas na competição de ontem, que estavam divididos desde a categoria de base, até o master. Sobre as preparações, o professor lembra que este é o “pontapé” para os trabalhos do ano, que servirão de base para o planejamento da equipe. “Treinamos desde o fim do ano passado com foco na parte física, coordenação motora e técnica. Os meninos estão preparados”.

O atleta do time, Gabriel Oliveira Rhamalho, 20 anos, pratica o caratê desde os cinco anos e começou por influência de amigos. Sobre a rotina, ele diz que é “difícil” conciliar a faculdade de engenharia mecânica com os treinos, que ocorrem duas vezes por semana, mas lembra de que o esporte não será deixado de lado. “Vejo que a cada ano que passa Prudente está ainda mais forte, vejo que estou preparado para a competição”. O jovem foi responsável pelo juramento do atleta na abertura do evento.

A delegação de Pirapozinho também esteve presente ontem. O técnico, Elton Shiratomi, comenta sobre o início dos trabalhos, que ocorreu logo na primeira semana do ano, e diz que o foco trabalhado foi o de preparação física, tática e regras de arbitragem, o que, para ele, é fundamental. “Trouxemos cinco atletas que já estão habituados com competições e preparados para o pódio. As expectativas são boas já que o campeonato é diferenciado”.

O atleta, Diogo Luiz Braghin, 13 anos, da equipe de Pirapozinho, compete há sete anos e diz que foi influenciado pelos desenhos de luta. Sobre os treinos, ele afirma terem sido “intensos e difíceis”, porém, essenciais para o campeonato. “Estou preparado para continuar e seguir nas próximas fases”, expõe.

Quem também estava por lá era a delegação de Dracena. A pequena, Fernanda Vasconcelos, nove anos, já foi vice-campeã paulista duas vezes na modalidade, e, “calma e tranquila”, aguardava o início da celebração. “Já faz cinco anos que participo do esporte. Gosto muito desse ambiente e quero continuar. Minhas expectativas são boas, já que me preparei muito para isso”.

 

 

Etapas classificatórias:

17 de março – 2ª Etapa – Santos

24 de março – 3ª Etapa – Lençóis Paulista

7 de abril – 4ª Etapa – São Paulo (Ibirapuera)

14 de abril – 5ª Etapa – Caçapava

4 a 6 de maio – Finais – São Bernardo do Campo

Fonte: FPK

Publicidade

Veja também