4,3 mil estudantes pleiteiam passe social em PP

Prazo para cadastramento e recadastramento do transporte coletivo gratuito encerra nesta sexta-feira, no Parque de Uso Múltiplo

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 26/01/2018
Horário 13:22
Último dia
Último dia

Termina hoje o prazo para o cadastramento e recadastramento do passe social, em Presidente Prudente. O benefício é destinado aos alunos das redes municipal e estadual de educação do munícipio, que residem a mais de mil metros da escola mais próxima, para assegurar o benefício do transporte coletivo gratuito. Com isso, o responsável do Setor de Transporte da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Ivo Garcia, informou que, até a manhã de ontem, foram realizadas 4.303 inscrições, no PUM (Parque de Uso Múltiplo).

No início do prazo, a meta estipulada pela pasta era de que 6,5 mil pessoas realizassem o cadastro até o fim deste mês. O número foi projetado com base nos atendimentos realizados no ano anterior. Desta forma, Ivo diz que não é possível prever se a meta será atingida, pois, este ano, foi utilizado o novo sistema de georreferenciamento, o que levou os alunos para mais próximos de suas casas. “Não dá para ter uma ideia exata, muitos foram remanejados e não vão precisar usar o transporte”, declara.

Contudo, ele se diz “confiante” de que, ao menos, a quantidade chegará próximo à média, haja vista que após o dia 22, a procura pelo benefício se intensificou para cerca de 20%, realizando uma média de 600 atendimentos por dia, dentre cadastro e recadastramento. “Sempre temos uma procura maior no último dia, então, pode aumentar ainda mais o número de atendimentos”, pontua.

 

Atendimento

O passe social é uma forma de evitar a evasão escolar, de acordo com Ivo, que considera o transporte um ponto fundamental para os estudos. Explica que o atendimento realizado no PUM é uma triagem, em que são conferidos os documentos e realizado o cadastro. Para tanto, são cerca de 30 funcionários envolvidos, divididos entre o período da manhã e tarde, assim, quase não havia filas de espera.

Após isso, os requerentes do passe social serão orientados a se dirigir ao CCO (Centro de Controle Operacional) após três dias úteis para retirar o cartão da gratuidade com um protocolo no qual constam a data e o horário para o atendimento. No local, ainda deverão fazer a foto que será utilizada para a biometria facial no transporte coletivo. O serviço, no momento, é realizado com os estudantes que fazem o cartão pela primeira vez.

 

Requerentes

Com dois filhos estudando em escolas longe de casa, o funileiro João Aparecido Alcântara, 48 anos, buscou o serviço do passe social. Ele considera que o transporte é uma forma de incentivar os estudos, além de economizar. “Com essa crise, está difícil pagar uma escola particular. Hoje está mais fácil deles estudarem, ainda mais com essas facilidades de transporte”, declara.

Pensando na economia, a serviços gerais Eliane Aparecida Pequeno, 46 anos, realizou o recadastramento da filha para obter o benefício. Ela conta que seus horários de entrada e saída no serviço não batem com o da filha. Assim, com o passe, ela consegue se deslocar sozinha. “É uma economia, não precisamos tirar do nosso orçamento para pagar o ônibus. Também não podemos ficar sem, porque não consigo buscá-la”, pontua.

 

SERVIÇO

Os estudantes do ensino fundamental, médio ou nas modalidades presenciais de EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou supletivo podem solicitar o benefício até hoje, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), das 8h às 16h, sem pausa para o almoço.

 

Documentos necessários para o atendimento

Cadastramento: atestado de matrícula; cópia da Certidão de Nascimento; RG do aluno ou RG Escolar (RA); cópia do comprovante de endereço recente (água/luz/telefone); atestado da escola mais próxima da residência (1 mil metros), declarando a inexistência de vagas.

Recadastramento: atestado de matrícula; cartão do passe social do ano anterior; cópia do comprovante de endereço recente (água/luz/telefone).

Publicidade

Veja também