4,2 mil segurados de PP devem comprovar vida

Procedimento, cujo prazo termina às 17h de hoje, é exigido para aposentados do INSS que não fizeram a prova no ano passado

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 28/02/2018
Horário 14:23

A cidade de Presidente Prudente possui 43.773 aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Deste número, 4.238 beneficiários devem realizar até hoje, a prova de vida nos bancos pagadores dos benefícios. A comprovação deve ser feita somente por pessoas que não realizaram o cadastramento no ano passado, segundo informações da Previdência Social. O não cumprimento pode acarretar na interrupção do pagamento após o prazo estabelecido.

Para os notificados, não é necessário ir até as agências da Previdência Social. O procedimento deve ser realizado diretamente no banco em que o beneficiário recebe o dinheiro, mediamente a apresentação de documento com foto. A comprovação é obrigatória para todos os beneficiários que recebem seus pagamentos por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O cidadão que não puder comparecer até as agências bancárias por motivos de doença ou locomoção precisa fazer a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS.

Quem planejou para ir ao banco ontem foi o aposentado Valdemar Marques, 89 anos. Ele conta que ouviu sobre a necessidade de comprovação pela televisão. Sem incomodar-se por precisar prestar contas à Previdência, o aposentado diz que o serviço é fácil e o atendimento é rápido. Questionado sobre o prazo final, ressalta que não compareceu antes devido aos dias de chuva. Para ele, é importante que ocorra o cadastramento, porque a iniciativa é para evitar que outras pessoas façam proveito da aposentadoria de idosos que já faleceram. “Hoje tem muita gente fazendo coisa ruim, então é bom que exista mesmo”.

Aguardando no ponto do ônibus, o destino do aposentado José Fernando de Amaral, 73 anos, era agência da Caixa Econômica Federal, onde recebe o beneficio. Ele lembra que conseguiu acesso à notícia através das rádios. Aposentado desde 2003, José diz que não faz muito tempo que ele passou pelo serviço e acredita que deveria existir um novo sistema para não precisar recrutar os aposentados diariamente. “Não posso deixar de comprovar, porque essa é minha única fonte de renda, preciso desse dinheiro”.

 

SERVIÇO

Prova de vida INSS

Data: Hoje

Horário: das 8h às 17h

Local: agências bancárias onde o beneficiário recebe o dinheiro

Quem precisa: beneficiários que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e que não realizaram o cadastramento no ano passado

Publicidade

Veja também