33 veículos devem ser multados por fumaça preta

Fiscalização ocorreu na Raposo Tavares e verificou emissão de gases poluentes de 818 veículos a diesel que passaram no local

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 16/05/2018
Horário 21:19
José Reis - Ação foi realizada entre 8h e 14h de ontem, no km 562+500 m no sentido leste da SP-270
José Reis - Ação foi realizada entre 8h e 14h de ontem, no km 562+500 m no sentido leste da SP-270

Entre as 8h e 14h de hoje, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a SMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) derem continuidade à Operação Inverno, que visa mobilizar os condutores a consertarem os motores dos veículos a diesel, para diminuir a emissão de gases poluentes à atmosfera. Ocorrida no km 562+500 metros no sentido leste da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em Presidente Prudente, foram fiscalizados 818 veículos a diesel que passaram pelo local, sendo que 33 emitiram fumaça dos motores acima da escala permitida.

Conforme explica Lídia Regina Prota, coordenadora da operação na cidade, na ação é feita a contabilidade dos veículos a diesel que circulam pelo local, sem que eles estacionem. Por meio de um cartão que mede o índice de fumaça, aquele que for flagrado emitindo fumaça preta acima da escala de densidade 4 será multado em 60 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), equivalente a R$ 1.542. “Vale lembrar que por lei, a partir da emissão de fumaça na escala 3, o motorista já estará cometendo infração, no entanto, é tolerável”, diz.

A coordenadora esclarece que a partir do momento em que o condutor recebe a notificação da multa em casa, ele tem o prazo de 20 dias para buscar uma oficina credenciada pela Cetesb, onde deverá apresentar a documentação e consertar o motor para que o valor da notificação diminua em 70%. Apesar deste desconto, Lídia acrescenta que é comum que os infratores ultrapassem o prazo e acabem pagando o valor completo. “Isso sempre ocorre, eles deixam para pagar de última hora ou até mesmo quando vão renovar o licenciamento”, explica.

 

SERVIÇO

Conforme explica Lídia, as próximas ações da Operação Inverno devem ocorrer nos dias 6 de junho e 16 de agosto, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) no km 562+500 metros, no sentido leste. Os horários das fiscalizações permanecerão os mesmos, das 8h às 14h.

 

SAIBA MAIS

De acordo com o site da Cetesb, a Operação Inverno foi instituída em 1976 pela companhia, com o objetivo de proteger a saúde da população contra os problemas causados pela poluição do ar. Em meados da década de 80, foram enfatizadas ações de controle da poluição industrial, já que na época eram consideradas as principais responsáveis pela poluição atmosférica, o que possibilitou reduções significativas das emissões de poluentes da época. Com o aumento da frota de veículos, foram executados novos programas para minimizar o impacto da poluição veicular.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também