300 animais são abençoados em missa da Maristela

Tradicional celebração foi inserida, pela 1ª vez, na Semana Nacional da Família, visto que bichinhos também compõem grupo familiar

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 21/08/2018
Horário 05:12
Alex Oliveira/Arquivo Pessoal/Cedida - Missa e Benção de Animais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo recebeu 300 animais no domingo
Alex Oliveira/Arquivo Pessoal/Cedida - Missa e Benção de Animais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo recebeu 300 animais no domingo

Diz o ditado que “o cachorro é o melhor amigo do homem”. Entretanto, não são apenas os caninos que participam do ambiente familiar. Prova disso é a “Missa e Benção dos Animais” celebrada pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Vila Maristela, em Presidente Prudente, na manhã do último domingo. A celebração reuniu cerca de 900 pessoas e 300 animais, entre aves, felinos e os populares cães. Pela primeira vez, em cinco anos, a missa foi inserida como parte da comemoração especial da Semana Nacional da Família. A grande apoiadora da cerimônia é a Pastoral dos Agentes Protetores dos Animais, que existe na instituição há seis anos e é a primeira das igrejas católicas do Brasil a ser voltada exclusivamente para assuntos relacionados aos bichos.

O padre Rodrigo Gomes, 35 anos, há quatro à frente da paróquia, acompanhou nesse tempo a evolução do serviço prestado pela pastoral. Além disso, observou a adesão gradual da sociedade prudentina acerca do respeito com os animais. “Sempre realizávamos em outubro, na época de São Francisco de Assis [santo protetor dos animais], mas neste ano subimos a comemoração para a semana da família, como uma prova de que os bichinhos também fazem parte do grupo familiar”, explica o pároco. “A pastoral significa tanto neste processo, que grande parte dos que vieram até a missa, chegaram aos seus donos por intermédio de seu trabalho”, acrescenta.

O líder religioso revela que a missão da sociedade é cuidar de todas as criaturas de Deus. Por isso, a celebração e a pastoral têm como meta conscientizar e evitar o aumento do índice de cães abandonados, por exemplo. “Estamos em progresso, muitas pessoas já têm noção dessa importância, muitos adotam, porém, ainda é algo que precisa continuar caminhando, ainda existem pessoas que não entenderam as formas corretas de cuidar de um animal”, expõe.

Salvando vidas

Uma das coordenadoras e fundadoras da pastoral é Vanessa Mendes Cintra. Aos 41 anos, ela é membro da paróquia há 12 e há cinco resolveu colocar em prática o sonho que mantinha desde criança, criar uma pastoral para os animais. Madrinha da Angel, uma cachorrinha paraplégica que foi a óbito há três meses, Vanessa explica que fazer parte desse setor ao lado de 30 pessoas é uma caminhada constante. “Eu sonhava com isso. Quando me mudei para Prudente [há 12 anos] já comecei logo a frequentar a Maristela e percebi que a cidade é muito ativa nesse setor de proteção e ajuda aos bichinhos, sempre ajudava como conseguia, mas aos poucos fui vendo dificuldades, então, sugeri ao padre a criação da pastoral, que abraçou a ideia”, pontua.

Nesse tempo todo de atuação, a pastoral desenvolveu o que hoje são três frentes de ajuda aos animais. De acordo com Vanessa, um dos braços de trabalho é a evangelização, na qual, conforme a coordenadora, são feitas mobilizações em escolas e em qualquer local onde possam conscientizar crianças a respeito do cuidado correto com os seres vivos. “Falamos sobre a missão que Deus nos deu. O objetivo é plantar uma sementinha que ajuda a mudar a realidade de maus-tratos aos bichinhos no futuro”, acentua.

As outras faces da pastoral se disseminam em redes sociais e campanhas em prol da castração. Esta última, conforme Vanessa, é o motivo pelo qual a pastoral recebe doações e fabrica chinelos customizados. “Tudo que arrecadamos serve para custear o procedimento para animais de rua, mas também atendemos animais de famílias de baixa renda, nesses casos, cobramos a metade do valor e suprimos a outra metade”, frisa.

Sobre os benefícios sociais da castração, a coordenadora enfatiza o controle da população de animais abandonados. “Não apenas pelo ambiente que fica mais confortável, mas também pela conscientização das pessoas. Tem gente que acha normal cachorro ter carrapato, ficar no sol sem casinha. Em pleno século 21 existem pessoas que acham que o animal só precisa ser vacinado contra a raiva. E essa é nossa missão, abrir os olhos da população”, denota.

Cultivando frutos

Todo dia, em todas as ações da pastoral, Vanessa leva consigo um único sentimento que a motiva diariamente, o amor. Por isso, em toda a trajetória de solidariedade para com os animais, ela conta que os resultados são inúmeros e dignificam o trabalho. “Somos a primeira paróquia do Brasil a desenvolver este tipo de pastoral, e queremos que isso se prolifere, que cada igreja do país crie suas próprias pastorais, queremos que os animais realmente se tornem parte da família”, ressalta.

Embora admita que ainda existem muitas histórias tristes nas vielas de Prudente, a coordenadora enfatiza que a adesão social cresce a cada missa de benção. Exemplo de cidadão protetor e consciente é Marcelo Trinca, 49 anos, que recebe a pequena June há 11anos em seu lar. O prudentino é membro da Maristela há 22 anos e sempre participa com a família das celebrações na semana especial. Neste ano, a lista de convidados do evento aumentou, pois, quando saiu de casa pela manhã de domingo, colocou na “mala” a pequena June para receber a benção na paróquia. “Ela é nossa companheira, sempre está conosco, independente de tudo, se estamos doentes ela fica perto, até nos momentos de partilha ela está presente”, conta.

Como chefe do Grupo de Escoteiros Nelson Mandela, em Prudente, Marcelo revela que a importância de zelar pelos animais é tamanha que sempre agenda visitas da pastoral com as crianças que recebe no grupo. “Temos que começar a mudança desde criança, plantando hoje para colher amanhã”, enfatiza.

Publicidade

Veja também