30 caratecas lutam pelo Brasileiro, em Belo Horizonte

Competição começa hoje e segue até domingo, com 30 lutadores da região de Prudente

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 17/10/2018
Horário 05:02

Divididos em cinco cidades da região de Presidente Prudente, 30 caratecas já se encontram em solo mineiro para a disputa do Campeonato Brasileiro de Caratê. O evento ocorre em Belo Horizonte (MG) e reúne atletas que conquistaram vaga para a última etapa nacional durante todas as competições da temporada. A programação começa hoje com a cerimônia de abertura e segue até domingo, no Ginásio Mineirinho, com esperados 2 mil caratecas que disputam o pódio das categorias de base até a sênior.

Com 15 lutadores, Prudente tem a maior delegação entre as cidades da região no torneio. Treinados por Alexandre Serra, alguns nomes experientes estão na lista, como Gabriel Hamada, Amanda Monteiro, Matheus Nonato e Gabriel Leite. De acordo com o técnico, a expectativa maior é focada neles, mas não deixa para trás os outros participantes. “Alguns atletas que participam pela primeira vez podem surpreender, como a Ane Lise Gonçalves, a Fernanda Santos e o Paulo Vieira. Além deles, temos três que foram convocados para o Projeto Olímpico Kids, que são atletas até 15 anos, como a Ana Júlia Caldeiras, o Guilherme Soares e a Lara Flavia Gomes”, destaca.

Com trabalhos concentrados desde o início do ano, o treinador conta que a expectativa de medalha é muito grande, ainda mais se tratando da última competição da temporada. “Muito boa [a expectativa]. O pessoal treinou muito forte. No nosso último treino foi mais uma conversa, para explicar alguns detalhes da competição. Como todos classificados na segunda etapa, agora é correr atrás do título e brigar para mais uma vez São Paulo ser campeão geral no Brasileiro”, enfatiza.

Na região

Além desses nomes, quem conta com 12 caratecas na competição é Tupi Paulista, que é comandada por Clodoaldo Zanon. A cidade tem a segunda maior delegacia da região, com destaque paraThiago Rian, pela categoria kumitê (combate) até 70kg, e Rafael Bernardelli, pela sênior acima de 84kg.

Já por Álvares Machado, um nome conhecido ganha espaço. Trata-se de Gustavo Furuuti Fernandez. O atleta conquistou recentemente o bronze no Campeonato Pan-Americano da modalidade, no Rio de Janeiro, pela categoria shiai kumitê até 61kg. Para finalizar, Guilherme Henrique dos Santos, também pela shiai kumitê, mas pelo sub-14, treinado por Elton da Silva Shiratomi, representa Narandiba, e José Jacob Júnior, na sub-12, treinado por Márcio Rogério Perez, de Dracena, participam da competição.

Publicidade

Veja também