Cedida/Prefeitura de Martinópolis - Feira chega à 3ª edição, com foco no público estudantil; ideia é criar uma tradição

Foto: Cedida/Prefeitura de Martinópolis - Feira chega à 3ª edição, com foco no público estudantil; ideia é criar uma tradição

MARTINÓPOLIS

3º Salão do Livro deve atingir 5 mil pessoas

Escolas da rede pública e particular realizam visitação; feira pode ser conferida até hoje, das 7h30 às 17h30, no Centro de Eventos Irmão Aparício, com entrada franca

  • 23/08/2019 06:27
  • THIAGO MORELLO - Da Redação

Em algum momento da vida você deve ter escutado que ler um livro é como uma ponte para se aventurar, viajar sem sair do lugar e ainda ganhar conhecimento. Pois é, e foi pensando nessa importância da leitura, que a Prefeitura de Martinópolis realiza a terceira edição do Salão do Livro. Em cinco dias de “festa literária”, como a própria organização nomeia, a expectativa é que cerca de 5 mil pessoas sejam atingidas com o evento, que termina hoje. A feira ocorre no Centro de Eventos Irmão Aparício, das 7h30 às 17h. A entrada é franca.

Mas gratuita mesmo é a satisfação de ver o objetivo da feira se concretizando: criar o hábito da leitura, principalmente para crianças e jovens estudantes, promover a integração literária e desvincular a rotina tecnológica que hoje tanto prende atenção dos mais jovens. Pelo menos é dessa forma que encara a diretora do Departamento de Educação do Município, Leonor Barrocal Marinho Murilo, à frente da organização.

E tal objetivo pode ser verificado de diversas formas, ou melhor, em diferentes obras. Porque quem passa pelo local poderá encontrar livros acessíveis, “com preços favoráveis”, sejam eles literários, didáticos ou técnicos, complementa Leonor. “Desde creche ao ensino médio, a ideia é atingir os estudantes da rede municipal, estadual e particular. Mas também aberto ao público. Queremos deixar todos confortáveis e com vontade de adquirir e ler um livro”, pontua. Só pela educação municipal, são 2,4 mil alunos, e todos ganharam um cheque livro de R$ 7,50, para comprar exemplares, conforme a preferência.

E eles, bem como os estudantes das outras instâncias, foram acompanhados pelos professores, pós-agendamento das escolas, antes mesmo do Salão do Livro iniciar. E dessa forma, Leonor destaca que todos vão compondo e engrandecendo a feira, que chega à terceira edição. “Ano após ano a gente vê aumentar a credibilidade, a participação das pessoas e a empolgação do público”, argumenta. A ideia, ainda de acordo com a diretora, é criar uma tradição.

Serviço

Como dito, hoje é o último dia de Salão do Livro, que começa às 7h30 e vai até às 17h. O Centro de Eventos Irmão Aparício fica localizado na Avenida Padre João Schneider, 406, no centro.