3 munícipios assinam acordo de cooperação com Yby Yaú

REGIÃO - BEATRIZ DUARTE

Data 31/01/2018
Horário 12:51

Em um tratado além das fronteiras, a Prefeitura de Presidente Prudente, junto com as de Álvares Machado e Indiana, assinaram ontem um acordo de cooperação com Vidal Bazán, prefeito da cidade de Yby Yaú, no Paraguai. O objetivo por meio do termo estabelecido é promover intercâmbio entre elas e o município paraguaio, nos setores de comunicação, educação, cultura, esporte e indústria.

Pela primeira vez, um acordo internacional é assinado pelas cidades. Segundo o prefeito Vidal Bazán, Yby Yaú tem 32 mil habitantes, é ambientada entre os três principais Estados do país, Concepcion, Amanbay e San Pedro. Localizada a 100 quilômetros da fronteira com Brasil, é um dos municípios que está em constante desenvolvimento, com destaque para a indústria de gado.

O prefeito disse que as portas do município estão abertas aos empresários de Prudente e região que queiram expandir os negócios para Yby Yaú. Para isso, ele garante imposto mais baixo e assessoria jurídica para o negócio. Ele ressaltou que uma empresa de Indiana do ramo de cerâmica demonstrou interesse no local, e que espera que a concretização do acordo possa chamar a atenção de mais empresários para ampliar seus empreendimentos no exterior.

Ele diz que admira como no Brasil as prefeituras conseguem administrar escolas e hospitais com verbas municipais e que espera poder aprender mais sobre o assunto para realizar a implantação desse modelo na região deles, e assim conseguir progredir mais com a cidade. “O Paraguai é decentralizado se comparado com o Brasil”.

Em relação aos planos com a parceria, Vidal Bazán, disse que agora tudo depende do trabalho de cada município, com a apresentação de projetos. Ele esteve em contato com João Carlos Marcondes, responsável pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que o convidou para os leilões e exposições agrárias da cidade para estabelecer contatos.

Publicidade

Veja também