Férias 3 creches polos de PP atendem alunos em janeiro

 07/12/2017  - ANNE ABE - Especial para O Imparcial

A A A

Para colaborar com aqueles pais que não têm onde deixar seus filhos durante o período de férias escolares, três creches polos de Presidente Prudente estarão de plantão para atender as crianças da educação infantil, de período integral. Cada unidade de educação possui a capacidade de atender até 100 alunos, são elas: Escolas Municipais Aziz Felippe, Crizan Martins e Dr. Carlos Ceriani. Este período de plantão se dará a entre os dias 3 e 26 de janeiro de 2018, em que funcionarão das 7h às 18h.

Segundo a coordenadora de gestão educacional da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Marcia Aparecida Pinheiro Janial, após este período de plantão, as creches serão fechadas para limpeza e preparo para o início do ano letivo, que se dará no dia 2 de fevereiro, em todas as 68 escolas de educação infantil e fundamental no município. A coordenadora esclarece que o período de inscrição, para as três unidades polos, se deu durante todo o mês de novembro, mas aqueles que perderam o prazo podem entrar em contato com a escola de origem do filho, para efetuar a solicitação.

Com tudo, Marcia explana que a procura pelas vagas é baixa e, após o início do plantão, menos de 10% dos inscritos comparecem às escolas durante as férias. Apenas aqueles que realmente não têm nenhum lugar ou parente para ficar procuram pelas unidades. “Muitos conseguem dar um jeitinho de deixar a criança com alguém e até instruímos isso aos pais, pois também é uma necessidade das crianças ter um tempo para descansar”, pontua.

Por fim, a coordenadora expõe que o período de descanso é necessário às crianças, para que, ao retornarem à rotina de estudos, durante o ano letivo, não se sintam cansadas e desmotivadas. “As férias também são um direito da criança. É uma oportunidade de ficar com a família, que também é um direito dos pequenos. Como a gente sabe que, mesmo assim, têm famílias que não têm com quem deixá-los, abrimos essa oportunidade”, expõe.

Comentário