3ª BATATEC SERÁ EM JUNHO

Evento ocorrerá entre os dias 11 e 14, no IBC Centro de Eventos; pré-lançamento contou com a apresentação do uísque de batata-doce

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/12/2019
Horário 05:29
Marcos Sanches/Secom - Com teor alcoólico de 39,8%, uísque de batata-doce foi lançado como “novidade mundial”
Marcos Sanches/Secom - Com teor alcoólico de 39,8%, uísque de batata-doce foi lançado como “novidade mundial”

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), e a Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região) realizaram na noite de quarta-feira, no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o pré-lançamento da 3ª Batatec, a Feira Tecnológica da Batata-Doce. Durante o ato, foi anunciado que o evento será de 11 a 14 de junho de 2020, novamente no IBC Centro de Eventos.

Ainda durante o pré-lançamento, além de pratos doces e salgados, bem como a cerveja de batata-doce, teve a apresentação do uísque de batata-doce. Com teor alcoólico de 39,8%, o produto é lançado como uma “novidade mundial”, segundo o criador Luís Carlos Freitas, conhecido como Mago do Malte.

O coordenador do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Marcos Roberto Cresciulo, diz que é “muito bom” fazer parte da história da Batatec, “que em pouco tempo alcançou muito sucesso”. Emendando a fala de Marcos, o presidente da Aprobarpp, Luiz Rocha, ressalta que a Batatec é um sonho realizado aos produtores.

“Na primeira edição, esperávamos um público de 7 mil pessoas e atraímos 15 mil. Na segunda, aguardávamos 15 mil e tivemos 35 mil. Na terceira, a expectativa é que circulem 50 mil pessoas pela Batatec, que é um evento conhecido em todo Brasil. Somente na região de Prudente, temos 3,8 mil hectares plantados de batata-doce. Somos a capital da batata-doce: os maiores produtores do Estado e segundo maior do Brasil”, revela Luiz.

O responsável pela Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), Diógenes Kassaoka, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, pontua que são atitudes como a Batatec que promovem o desenvolvimento da região. “Fico contente em saber que a região de Prudente é a segunda maior produtora do Brasil. Esse evento tem muito a crescer e poderá contar com apoio do Estado”, considera.

O prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) afirma que os produtores são a razão de tudo que o poder público está fazendo, “pois representam o desenvolvimento no campo e trabalham para construir uma economia melhor”. “Em particular, na região de Prudente, devemos muito aos produtores. Por tudo isso, estamos construindo uma feira de negócios cada vez maior”, pontua.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que diante de todos os produtos criados, a produção da batata-doce tem se mostrado uma economia criativa. “Temos que fomentar toda a cadeia. Temos que transformar o produto para gerarmos ainda mais empregos. No próximo ano, vamos mostrar que podemos fazer algo sempre melhor”, vislumbra.

Publicidade

Veja também