25 mil pessoas em 50 apresentações

Iniciativa chega ao fim após seis meses de apresentações por diferentes espaços de Presidente Prudente: “nós fomos onde as pessoas estavam”, diz coordenador do projeto

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 06/10/2019
Horário 05:20
Divulgação: No total, cinco espetáculos integraram o projeto, entre eles "Angústia", de Anton Tchekhov
Divulgação: No total, cinco espetáculos integraram o projeto, entre eles "Angústia", de Anton Tchekhov

Chegou ao fim no domingo, após seis meses de apresentações por diferentes espaços de Presidente Prudente, a primeira edição do projeto “Teatro em Movimento – Circulação de Repertório”. A programação, promovida desde março pela Olho Nu Promoções e Eventos Ltda. e Mênades & Sátiros Cia de Teatro, em parceria com o ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e o governo municipal, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), contou com cinco espetáculos teatrais, totalizando 50 encenações - todas gratuitas - e um público de 25 mil pessoas.

Conforme o coordenador do projeto, Denilson Biguete, a possibilidade de executá-lo “foi incrível”. Conseguiram encampar a ideia de ocupar a cidade, regionalizar e trabalhar todos os seus espaços, suas vertentes e a diversidade de manifestações culturais que cada bairro e região têm.

“Nós fomos onde as pessoas estavam, isso pra nós era fundamental, chegar com o teatro em regiões de muito pouco acesso à cultura, onde as pessoas não têm a possibilidade de ter uma diversidade de espetáculos, de ver linguagens, entender como funciona o teatro na sua feitura, desde a sua origem, concepção de cena, apresentação, o pensamento implícito das obras, a nossa linguagem, estética, discutir o teatro como ele é na sua origem”, ressalta.

E acrescenta que, desde o início, ocuparam espaços bem alternativos, lugares onde as pessoas nem imaginavam que ali pudesse acontecer uma ação cultural. “Fiquei muito feliz com esse resultado e a gente espera continuar esse projeto em novos módulos que podem vir”, conclui.

Retrospecto

O Teatro em Movimento teve início no dia 28 de março e passou por diferentes lugares, entre eles, o Centro Cultural Matarazzo, Teatro César Cava, Lar dos Meninos, Auditório da Uniesp, Toledo Prudente Centro Universitário, Praça Céu das Artes e o IBC – Centro de Eventos, com encenações das peças “Angústia” e “O Canto do Cisne”, de Anton Tchekhov; “A noite das mal dormidas”, de Neils Petersen; “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; e “Inventa – Desinventa”, de Cláudia Vasconcelos.

 

 

Publicidade

Veja também