22º Enepe debate novas metodologias de ensino

Evento da Unoeste começa no dia 22 de outubro e difunde “cultura maker”, com incentivo da troca de ideias e conhecimento

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 11/10/2018
Horário 08:32
Arquivo - Jair: "Hoje o mundo se faz de trabalhos conjuntos, aluno e professor trocam aprendizados"
Arquivo - Jair: "Hoje o mundo se faz de trabalhos conjuntos, aluno e professor trocam aprendizados"

Entre os dias 22 e 25 de outubro, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realiza a 22ª edição do Enepe (Encontro Nacional de Ensino Pesquisa e Extensão), no campus 2, em Presidente Prudente. Neste ano, o evento teve 1,9 mil submissões de trabalhos que estão passando por análise de aprovação. Com a temática “Cultura maker – Imaginar, conectar e inovar”, o evento tem o objetivo de debater novas metodologias de ensino e desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho contemporâneo. Além disso, terá foco em empreendedorismo e startups – empresas emergentes.

Na mesma ocasião, contará com o 23º Enapi (Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica), o 16º Enaext (Encontro Anual de Extensão) e o 15º Enaens (Encontro Anual de Ensino Superior). Aberto para toda a população que se interesse pelo assunto, o evento já conta com 4 mil inscrições de ouvintes. E durante os quatro dias irá oferecer palestras, fóruns, apresentações de trabalhos acadêmicos, entre pesquisas científicas, TCCs (trabalhos de conclusão de curso) e outros.

Com aproximadamente 60 pessoas envolvidas, entre alunos voluntários e professores organizadores, o primeiro dia de evento promete incentivar a quebra ideológica de que professores em sala de aula são apenas disseminadores de conteúdo. De acordo com o coordenador executivo do evento, Jair Rodrigues Garcia Júnior, a ideia é mostrar que hoje em dia, com a internet, a informação está em qualquer lugar e isso possibilita a chance de ser um próprio produtor de conteúdo. “Queremos incentivar a troca de ideias e conhecimento, mostrar que hoje o mundo se faz de trabalhos conjuntos, aluno e professor trocam aprendizados, mudar esse padrão de ouvinte e disseminador. Leva tempo, mas a universidade está se adaptando a essa nova dinâmica participativa”, explica.

Relevância acadêmica

Conforme o coordenador, o Enepe trabalha com um modelo que consiste em cada um dos dias voltado a um setor do tripé ensino, pesquisa e extensão. “Na abertura oficial do evento teremos uma conferência com uma professora de São Paulo que trabalha com o assunto de ‘cultura maker’ e especialista no assunto, após isso, os dias seguem com o primeiro voltado exclusivamente para palestras, fóruns e trabalhos sobre ensino, o segundo a mesma coisa, visando pesquisa, e o último focado em extensão. Cada um dos dias terá uma abertura especial com profissionais da área”, explana.

Por esse motivo, Jair adianta que o objetivo é reunir o maior número possível de acadêmicos, não apenas da Unoeste, mas de toda a região. Segundo ele, é um momento no qual será possível aprender e ensinar, compartilhar vivências nos três universos abordados.

Enepe

A temática escolhida para essa edição deu-se, segundo Jair, pelo teor de atualidade, já que o conceito de “cultura maker” vem ganhando força nos setores de negócios e educação desde o início do século 21. Isso ao lado das chamadas gerações Y e Z, famosas por estarem sempre conectadas à internet e a um touch de receber informações. Com isso, viu-se a necessidade de construir algo que fizesse com que esse público ficasse interessado. Assim surgiu o “Movimento Maker” que, aos poucos, ganha forças nas instituições de ensino brasileiras. “É a aprendizagem ‘mão na massa’, que tem como princípio gerar conhecimento e inovações por meio da troca de resultados”, informa o site oficial do Enepe.

SERVIÇO

A abertura oficial do Enepe 2018 ocorre dia 22 de outubro, às 19h, no Espaço Solarium, no campus 2 da Unoeste. O endereço do campus é Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572, Limoeiro, em Presidente Prudente (SP).

SAIBA MAIS

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.unoeste.br/enepe.

Publicidade

Veja também