2º Festival Cervejeiro é realizado hoje a domingo em Prudente

Evento visa mostrar que cerveja tem cor, aroma e sabores diferentes do tradicional; que é um produto de qualidade para ser apreciado

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 30/11/2018
Horário 04:04

Começa hoje e segue amanhã e domingo mais um Festival Cervejeiro, a segunda edição, em Presidente Prudente. O Centro de Eventos IBC é o local escolhido para receber 12 cervejarias da cidade. Além disso, o público ainda terá à disposição uma Praça de Food Trucks, Espaço Kids, Expositores e o Bar Funada. A entrada é 1 kg de alimento em prol do Fundo Social.

Guilherme Dela Viuda Padua Ferreira, 29 anos, sócio proprietário da Cervejaria Suinga e um dos organizadores do evento, explica algo bem interessante a respeito dessa cultura. Segundo ele, a "mania" de produzir sua própria cerveja é uma coisa, a de obter renda a partir disso é outra. Para isso existe o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que rege as normas para poder vender cerveja.

“Vale enfatizar que caso a cerveja seja produzida em casa ou em um estabelecimento não autorizado pelo ministério isso configura como um crime que se está cometendo. Você pode consumir uma cerveja estragada [contaminada]. Agora o ‘hobby’ de produzir em casa e consumir com os amigos é bem interessante, pois, você consegue fazer a receita que mais lhe agrada e testar algumas ‘loucuras’ na cerveja, como adicionar frutas, especiarias, etc. Além da confraternização com amigos e familiares”, ressalta Guilherme.

Ele explica que o objetivo do festival é exatamente trazer a cultura da cerveja artesanal para Presidente Prudente, mostrar que cerveja tem cor, aroma e sabores diferentes do tradicional. Que é um produto de qualidade feito para ser apreciado.

“Visamos difundir a cultura cervejeira e também poder ajudar a nossa sociedade. Logo, pedimos como entrada um quilo de alimento para doação. Respondendo a uma pergunta frequente, a maior diferença entre a cerveja artesanal e as demais é não possuir tantos produtos químicos adicionados pelas grandes corporações cervejeiras. Com isso trazemos muito mais sabor e qualidade [benéfico ao organismo]”, saliente Guilherme.

 

Oportunidade

“O festival é uma excelente oportunidade para a região do oeste paulista por mostrar que temos boas cervejarias e, para a população que pode aproveitar um excelente evento, tanto na área de cerveja quanto gastronômica!”, destaca Bruno Gastin Genaro Tanus, sócio-proprietário da Cervejaria Inprudente ao lado de Carlos Gustavo da Silva Jorgino.

Criada a partir de produção caseira de cerveja artesanal a Inprudente é outra marca participante deste festival, que está desde 2016 no mercado. Surgiu a ideia a partir do cervejeiro Fernando Santana.  “Por ser muito boa, foi bem recebida pelos amigos. A cerveja pode ser de várias iguarias, como a Stout que vai coco queimado, e a Pumpkin que vai abóbora. Prudente tem crescido no mercado cervejeiro e principalmente nas produções ‘caseiras’, o que é muito bom, pois quanto mais pessoas investem, mais é valorizado o produto”, expõe Bruno.

Conforme o empresário, hoje a Inprudente tem um pub e busca trabalhar no mercado regional, mas tem planos de expansão para 2019.

 

Box

 

PARTICIPANTES

 

1. Cervejaria Suinga

2. Cervejaria Ficus

3. Cervejaria Wayne 190

4. Cervejaria Imperatriz

5. Cervejaria Sapucai

6. Cervejaria Fabrica 1

7. Cervejaria 018

8. Cervejaria Inprudente

9. Cervejaria Maria Bravura

10. Cervejaria Eden Beer

11. Cervejaria Jhonny Crow

12. Revenda Multi Marcas

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também