Das 13.129 pessoas que se cadastraram junto ao Sine (Sistema Nacional de Emprego) ou em um dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) da região de Presidente Prudente, 2,36% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho em 2017, mostra o balanço de atendimentos disponibilizado pela Sert (Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo). Isso significa que 310 candidatos conquistaram a oportunidade ao longo do ano passado. No mesmo período, o centro regional intermediou 4.531 encaminhamentos para vagas anunciadas nas cidades de Prudente, Teodoro Sampaio, Dracena, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Rosana. Em âmbito municipal, dos 59.772 encaminhamentos de pessoas desempregadas para entrevistas de emprego, 3,29% foram contratadas por intermédio do Balcão de Empregos, o que significa 1.971 cidadãos inseridos no mercado.
Para o educador financeiro Moisés Martins, o baixo número de contratações pode ser justificado pelo aumento na quantidade de pessoas em busca de um emprego. Como a demanda é muito maior e os serviços estão cada vez mais restritos, os contratantes se tornaram mais exigentes. Em contrapartida, os candidatos têm procurado menos a qualificação profissional. Na visão do especialista, a problemática maior é que as vagas existem, mas as pessoas não estão habilitadas para preenchê-las. Ou, no caminho inverso, há vaga para um trabalho braçal ou artesanal, porém, o currículo do interessado é muito alto para aquilo. “Por isso, é importante que, ao procurar uma oportunidade de trabalho, o cidadão verifique se ele realmente se enquadra nesse padrão”, orienta.
Isso porque, segundo Moisés, as pessoas estão aceitando aquilo que vêm pela frente, sem saberem se são adequadas àquele tipo de trabalho. “Também não adianta buscar a qualificação se não conseguir desenvolver a habilidade. O grande mote das empresas deve ser contratar e, dentro do próprio ambiente de trabalho, manter o trabalhador em constante qualificação”, preconiza.
Alta nos atendimentos
Ainda de acordo com dados divulgados pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que administra o balcão, o número de atendimentos prestados pelo local em 2017 registrou crescimento de 10,29% na comparação com o ano anterior. Foram 118.611 acolhimentos em 2016 contra 130.826 neste ano. A responsável pelo posto, Edileusa Alves Palin, esclarece que a alta na procura é resultado do trabalho de divulgação feito pelos meios de comunicação e da quantidade de vagas anunciadas todos os dias no site da Prefeitura. Cabe ressaltar que o montante de atendimentos não corresponde ao total de pessoas que buscaram o serviço, considerando que um único interessado pode retornar ao balcão mais de uma vez. No mesmo intervalo de tempo, foram recebidos 102.842 currículos. Para a captação de vagas, houve 2.692 contatos com empresas parceiras.
Atendimentos realizados pelo centro regional da Sert em 2017
Meses |
Colocados |
Encaminhados |
Inscritos |
Vagas oferecidas |
Janeiro |
29 |
380 |
1.323 |
42 |
Fevereiro |
24 |
396 |
1.156 |
63 |
Março |
39 |
397 |
1.424 |
73 |
Abril |
7 |
307 |
958 |
49 |
Maio |
59 |
290 |
1.156 |
49 |
Junho |
9 |
309 |
1.046 |
61 |
Julho |
7 |
464 |
1.028 |
104 |
Agosto |
38 |
483 |
1.195 |
72 |
Setembro |
4 |
262 |
1.010 |
53 |
Outubro |
13 |
510 |
1.052 |
64 |
Novembro |
57 |
338 |
919 |
73 |
Dezembro |
24 |
395 |
862 |
145 |
Total |
310 |
4.531 |
13.129 |
- |
Fonte: Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho do Estado