2,1 mil jovens se alistam ao serviço militar em PP

PRUDENTE - André Esteves

Data 26/07/2017
Horário 13:54

Em Presidente Prudente, cresceu a cota de jovens que fizeram o alistamento em 2017. O resultado alcançado de janeiro a junho foi de 2,1 mil inscritos, superando a expectativa da 20ª Delegacia da Junta de Serviço Militar, que era de 1,6 mil. Para o tenente Lacir Ferreira, o número revela a expansão da população jovem na cidade.

Hoje, a unidade conclui o prazo para o retorno dos rapazes, iniciado na segunda-feira. Desde então, 700 garotos têm comparecido ao local por dia. Na ocasião, os dispensados fazem o juramento diante da bandeira nacional, enquanto os demais são convocados para a seleção em agosto, no TG (Tiro de Guerra). No total, 600 seguem para a próxima fase, prevista para ocorrer entre 15 e 22 de agosto. Entre eles, 100 serão incorporados às atividades do TG em março do ano que vem. Lacir explica que a escolha dos jovens que avançam para a etapa seguinte é feita de forma automática e geralmente contempla aqueles com maior grau de escolaridade.

Conforme o tenente, o alistamento é uma obrigação de todo rapaz ao completar 18 anos, sendo que aquele que não cumpre suas responsabilidades militares fica proibido de emitir passaporte, assumir cargos públicos ou ingressar no ensino superior. O processo garante a reserva dos jovens, que tornam-se aptos para servir em defesa do país em uma eventual situação de emergência.

 

SERVIÇO

Para a apresentação à Junta de Serviço Militar, o jovem deve estar munido com o CAM (Certificado de Alistamento Militar). A unidade está localizada na Praça da Bandeira, sem número, próximo ao camelódromo, no centro. Para mais informações, o telefone para contato é o 3221-5588.

Publicidade

Veja também