15º Campeonato de Tiro ao Alvo reúne 40 participantes

Disputa, que é referente à quarta etapa da Prova Nacional CBC/Taurus, continua hoje; torneio ocorre simultaneamente em oito Estados brasileiros

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 07/07/2019
Horário 06:25
José Reis: Disputas continuam hoje, equivalentes à quarta de sete etapas da Prova Nacional
José Reis: Disputas continuam hoje, equivalentes à quarta de sete etapas da Prova Nacional

Começou ontem e continua até a tarde de hoje, a 15ª edição do Campeonato de Tiro ao Alvo, no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente). Conforme a organização o torneio reúne em torno de 40 atletas da modalidade em disputas que também somam pontos e é referente à quarta etapa da Prova Nacional CBC/Taurus. O evento corre, simultaneamente, em várias cidades do interior paulista, bem como em oito Estados brasileiros.

Logo pela manhã de ontem, no local, a concentração era total de quem estava do lado de dentro da cabine efetuando os disparos, enquanto do lado de fora apreciadores se divertiam observando entre amigos. Aliás, a palavra resumida pelo instrutor e organizador do campeonato, José Maria Lisboa - conhecido como “A Lenda” -, é: animação. “Já é costume. Todo ano, o pessoal que gosta da prática sempre participa. Além de Prudente, onde está a maioria dos competidores locais, outras cidades também trazem participantes. Na ocasião, eles têm a chance de melhorar a performance pessoal, mas também somar pontos nessa quarta etapa, que é de nível nacional. No total, são sete fases da Prova Nacional”, explica José Maria.

Além de seguir um calendário de competições, ele destaca que o campeonato também traz a continuidade de uma tradição que perdura por 15 anos. Em parte desse tempo, um pouco mais de uma década, Alberico Peretti Pasqualini, que é delegado regional do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), é um dos atletas e competidores veteranos. Ao julgar o andamento do efetivo e o sinônimo da competição, ele resume tudo em “segurança”.

Segurança, porque, segundo ele, uma das tratativas e premissas do campeonato é mostrar que o esporte, quando aliado à educação, traz uma prática legal e que deve ser encarada como qualquer outro atividade física.

“É uma competição igualitária, onde o respeito e a educação estão sempre em pauta. E por trás de uma arma de fogo, existe um homem treinado, e uma competição segura. É uma troca de experiências”, acentua Alberico.

De acordo com o praticante, cabe aos mais velhos na modalidade fomentar a prática segura e dar o exemplo de como se portar. “Para participar do campeonato, a legalidade é um dos pontos mais encarados. É necessário ter o porte de arma, bem como a inscrição no CR [Certificado de Registro]. Então é isso, segurança, legalidade, educação. É uma atividade esportiva saudável. É essencial firmar essa questão, principalmente na atual situação do país, que muito se discute sobre o armamento”, pontua Alberico.

 

 

Publicidade

Veja também