106 mil unidades habitacionais

Em PP, crescimento tem sido acompanhado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação; município tem se preocupado também quanto à regularização fundiária

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 14/09/2019
Horário 04:00
Paulo Miguel - Seplan tem conseguido estabelecer as diretrizes para garantir um crescimento mais ordenado
Paulo Miguel - Seplan tem conseguido estabelecer as diretrizes para garantir um crescimento mais ordenado

Já dizia o Hino de Presidente Prudente que, “Cresceu, cresceu demais e tão menina. Orgulho desta gente prudentina” e, há de se orgulhar. Recentemente, de acordo com levantamento feito pela Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), o município contém 106 mil unidades habitacionais por unidade cadastral e aproximadamente 18 mil terrenos, as quais envolvem os projetos de loteamentos mais recentes.

De acordo com o titular da Seplan, Luiz Abel Gomes Brondi, a pasta tem acompanhado e verificado a questão urbanística e de planejamento, seja individual ou de grandes empreendimentos. “De uns quatro ou cinco anos para cá, os empreendedores, principalmente, têm adotado medidas mais responsáveis, seguindo o que a legislação exige e estabelece quanto aos grandes loteamentos”.

Desta forma, destaca que a Seplan e a equipe técnica têm conseguido estabelecer as diretrizes para preservar e garantir um crescimento mais ordenado, seja através de questões urbanísticas, sustentáveis, mobilidade urbana e preservação do meio ambiente. “Temos percebido que isso tem acontecido. Prudente tem se tornado uma cidade cada vez mais bonita e organizada. Com exceção de algumas áreas antigas as quais temos que lidar com medidas emergenciais”.

“DE UNS QUATRO OU CINCO ANOS PARA CÁ, OS EMPREENDEDORES, PRINCIPALMENTE, TÊM ADOTADO MEDIDAS MAIS RESPONSÁVEIS, SEGUINDO O QUE A LEGISLAÇÃO EXIGE E ESTABELECE QUANTO AOS GRANDES LOTEAMENTOS”

Luiz Abel Gomes Brondi

No município, uma das preocupações para acompanhar o crescimento, segundo Abel, é a necessidade do construtor compreender e ser responsável pelas diretrizes municipais para que garantam, assim, um planejamento organizado. Logo, a necessidade de informar o órgão quanto às alterações, ampliações, empreendimentos ou loteamentos, unidades habitacionais, para que prefeitura possa exercer as diretrizes e proferir um acompanhamento.

“Então, se houver por parte do construtor essa preocupação, a secretaria e Prefeitura conseguem promover um crescimento ordenado, ou seja, ter consciência daquilo que está sendo construído e executado, para que consiga orientar e direcionar o cidadão ou empreendedor quanto à preservação do meio – em Prudente já tem essa preocupação. Tudo isso é refletido no volume de infraestrutura necessário para que garanta a sustentabilidade, segurança do meio ambiente, fluidez do trânsito, mobilidade urbana, atendimento do transporte coletivo, entre outras medidas. Esta é a Prudente que temos hoje”, explica.

148 MATRÍCULAS JÁ

FORAM ENTREGUES

De acordo com o secretário, de setembro do ano passado até hoje, o município tem demonstrado uma atenção especial para questão da regularização fundiária. Desde forma, relata que contavam com aproximadamente 280 famílias cadastradas em situações irregulares, mas que até o momento, já foram entregues 148 matrículas definitivas e que pretendem regularizar até o final deste ano, mais 78 unidades. Além disso, enfatiza a parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), para regularização de três bairros que precisam de um levantamento mais apurado.

 

Números

106.000

É o número de unidades habitacionais em PP

18.000

É a quantidade de terrenos

280

Famílias estavam cadastradas há 1 ano em situações irregulares

148

Matrículas definitivas já foram entregues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também