1º Feirão do Emprego aguarda público de 4 mil pessoas

Evento tem foco principal na triagem para o mercado de trabalho; workshop e cuidados com saúde e beleza também serão ofertados

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 13/11/2018
Horário 07:11
Marcio Oliveira - Gerar emprego e renda na cidade é o foco principal, diz Lucas Grandolfo
Marcio Oliveira - Gerar emprego e renda na cidade é o foco principal, diz Lucas Grandolfo

A sede regional da Sert (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho) promove amanhã o 1º Feirão do Emprego de Presidente Prudente, no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Com foco na triagem de pelo menos 300 oportunidades no mercado de trabalho, além de ações de orientação profissional, workshop e cuidados com a beleza e saúde, a organização do evento estima que cerca de 4 mil pessoas sejam atingidas pelo efetivo. A atividade ocorre das 9h às 15h, e é gratuita.

O diretor regional da pasta, Lucas Grandolfo, classifica a ação como “uma festa do trabalhador”. Ele explica que a ideia é facilitar a vida da população prudentina, bem como gerar emprego e renda na cidade, que é o foco principal. “Nós pegamos o exemplo da regional de Araçatuba [SP], onde toda atividade desenvolvida funcionou bem. Então, dentro dessas oportunidades, quem se interessar deve e pode vir participar. A gente pede apenas paciência, em vista do número de pessoas que almejamos atender”, pontua.

Pois bem, esse público terá acesso à ação principal do feirão, que é promover a triagem de vagas de trabalho, algo em torno de 300 oportunidades. À reportagem, o diretor regional menciona ainda que o número pode ser visto como expressivo, mas é resultado de um conjunto de várias “forças”, no qual empresas privadas e terceirizadas estão participando e realizando a captação de currículos. “É uma pré-triagem de vagas que já estão sendo disponibilizadas por esse grupo participante, que inclui postos de trabalho temporários de fim de ano, vagas para menor aprendiz, pessoas com deficiência física, entre outros”, completa.

Em alguns casos, de acordo com Lucas, a pessoa poderá sair empregada ainda no evento. “Algumas das empresas participantes trarão seu próprio RH [recursos humanos] até o local para realizar a entrevista ali mesmo. Então, quem precisa desse momento é só vir e participar”, detalha o diretor. Ele ainda lembra que, às empresas interessadas em aderir, o local estará aberto. Para isso, elas podem realizar o contato ainda hoje ou chegar no dia do evento, “que também haverá um lugar para trabalharem”.

E, durante o efetivo, o público participante terá a oportunidade de realizar outras atividades, sejam pertinentes ao mercado de trabalho ou não. “Como, por exemplo: corte de cabelo gratuito; serviços médicos, como aferição de pressão arterial; workshop relativo à saúde mental do trabalhador; orientação trabalhista, com dois advogados da área; além de diversão para as crianças, como brinquedos e distribuição de pipoca”, enumera Lucas.

SAIBA MAIS

A ação contará também com auxílio de parceiros, entre eles, o Poupatempo, com orientações sobre emissão de RG; o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), disponível para quem quer empreender, com o programa Super MEI (microempreendedor individual); o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), com cuidados para a saúde; como também a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista); Instituto Impacto, a oferecer corte de cabelo e maquiagem; e o BPP (Banco do Povo Paulista), trazendo programa de microcrédito que oferece financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios.

SERVIÇO

O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica localizado na Rua Rio Grande do Sul, 37, na Vila Marcondes. O evento, gratuito, ocorrerá das 9h às 15h. A recomendação é que os cidadãos compareçam munidos com seus documentos pessoais, tais quais, RG, CPF, número do PIS (Programa de Integração Social), currículo, comprovante de endereço e carteira de trabalho.

Publicidade

Veja também