1.432 vagas de emprego são encerradas em junho

Número é maior que admissões, 781, promovendo saldo negativo de 651 postos; agropecuária e comércio tiveram o pior desempenho

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 21/07/2018
Horário 08:55
Arquivo - Comércio foi um dos setores com piores desempenhos na região
Arquivo - Comércio foi um dos setores com piores desempenhos na região

O nível de emprego na região de Presidente Prudente terminou em saldo negativo no mês de junho. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que as 1.432 demissões superaram as 781 admissões, promovendo um déficit de menos 651 postos de trabalho. A situação foi pior para os setores da agropecuária e comércio que, respectivamente, tiveram os piores desempenhos regionais.

Na verdade, de modo geral (veja tabela), os únicos setores com saldo positivo foram os de extração mineral e construção civil. Juntos, eles mostram um superávit de 16 vagas de emprego. O que não compensa tanto a situação, já que na outra ponta da tabela, como informado, vem a agropecuária, com o déficit de 271 postos, seguido do comércio com -214 postos de trabalho.

O que pode ser estranho para a área rural, pensando que estamos em época de colheita da cana-de-açúcar. Mas o presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi, explica que a agropecuária é “muito sazonal”, pois, “mesmo que uma colheita comece, outra produção acaba. É um ciclo que fecha e outro começa”.

Dito isso, Biancardi mostra que em breve as vagas retornam novamente. “Isso mostra que não é uma surpresa esse número de demissões. Mas a gente espera que com o passar do tempo diminua, sem instabilidade”, pondera. O que ele não deixa de comentar é que existe sim uma crise nacional, de modo que o agronegócio em si tem enfrentado isso com “muita dificuldade”.

Já no comércio, o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), Vitalino Crellis, já prevê uma melhora, pensando no início do segundo semestre do ano, que para ele é sinônimo de aumento nas vendas. “Acredito que haverá uma injeção financeira no comércio, uma vez que o governo liberou a primeira parcela do décimo terceiro para os aposentados, bem como a liberação do PIS/Pasep [Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público]”, avalia.

Sobre o mês de junho, Vitalino diz que era esperado um cenário negativo, pois as vendas em abril e maio não foram “nada boas, o que é inédito, porque sempre são meses bons”. Para ele, isso é culpa do frio, “que ainda não chegou, e congelou as vendas previstas nos meses anteriores”.

NÍLVEL DE EMPREGO NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE            
Município Extrativa mineral Indústria de transformação Serviços Industriais de Utilidade Pública Construção Civil Comércio Serviços Administração Pública Agropecuária, extração vegetal, caça e pesca Total
Adamantina 0

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

SIDNEY DIAS

há 48 min

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean eu volutpat arcu. Sed sit amet auctor ligula. Aenean augue mi, lacinia ac dolor nec, sodales cursus mi. Fusce et consectetur mi. Etiam scelerisque turpis quis pulvinar posuere. Morbi et vestibulum ex, eget convallis est. Mauris eu consequat justo.

RESPONDA

0

DENUNCIE

-->
Publicidade

Veja também

© Jornal O Imparcial, propriedade da Editora "Imprensa" Ltda. | Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Luz Própria