“YOU” traz romance, acompanhado de suspense psicológico

CRÍTICA - ROBERTO KAWASAKI

Data 12/03/2019
Horário 15:06

Inspirada no best-seller “You” (2014), da escritora americana Caroline Kepnes, o seriado que recebe o mesmo nome da obra tem feito sucesso entre os amantes de histórias românticas, principalmente o público jovem, que tem opinião dividida a respeito da trama. Produzida inicialmente para o canal de TV Lifetime, a série é estrelada por atores consagrados no universo juvenil como Penn Badgley (Gossip Girl), Elizabeth Lail (Once Upon a Time) e Shay Mitchell (Pretty Little Liars), protagonistas do seriado que se tornou sucesso mundial quando passou a ser exibido pela Netflix. Sabe aquela típica história em que acabamos nos apaixonando pelo vilão? Pois bem, “You” faz com que oscilemos entre torcer para que ele se dê bem, ao mesmo tempo em que o queremos atrás das grades.

O suspense psicológico desenvolvido por Greg Berlanti e Sera Gamble, traz em cena a vida aparentemente tranquila de Joe (Penn Badgley), gerente de livraria que se envolve com uma de suas clientes, Beck (Elizabeth Lail), que sonha em se tornar escritora. Mas, Joe transforma a paixão por obsessão devido a conflitos de um episódio de traição vivido no passado. Desta forma, busca a todo o momento alcançar o relacionamento perfeito. Mestre da arte da manipulação e perseguição, desenvolve hábitos que acabam invadindo a privacidade da amada ao fiscalizar sua rotina por meio do aparelho celular.

Em meio a cenas românticas, que na maioria das vezes envolve sexo, sentimos vontade de pular para o outro lado da tela e alertar Beck sobre o perigo que corre ao lado de Joe. Isso porque a insegurança do jovem custará a vida de muitas pessoas ao seu redor da amada, inclusive a dela. Nas redes sociais, internautas têm opiniões divididas pois muitos se sentiram incomodados com a atitude do “mocinho”, o famoso stalker – termo em inglês que significa perseguidor. No caso, dele, a perseguição se transforma em relacionamento abusivo.

Confesso que a primeira vez em que li a sinopse acreditei que seria apenas mais uma série de adolescentes que fala sobre os conflitos desgastantes da vida adulta. Estava enganado! É perceptível como o roteiro trabalha a rápida transição de crescimento dos personagens, que nos surpreendem a cada episódio e nos deixam com vontade de pular para o próximo capítulo. Apesar disso, há falhas que talvez tenham sido propositais para serem reveladas na próxima temporada, prevista para estrear no final do ano. Não entrarei em detalhes, mas posso citar a falta de testemunhas sobre assassinatos, e até algumas pontas soltas que ficaram no ar sobre crimes cometidos por Joe para tirar pessoas da vida de Beck.

 

YOU

DIREÇÃO Greg Berlanti e Sera Gamble

ELENCO Penn Badgley, Elizabeth Lail, Shay Mitchell, John Stamos, Zach Cherry e Luca Padovan

CLASSIFICAÇÃO 16 anos

AVALIAÇÃO ótimo

Publicidade

Veja também