“Viajar sem sair do lugar”

Biblioteca Infantil Benjamin Resende é um elo, que neste dia 12 de outubro, une a leitura e as crianças, e por consequência ajuda na formação de cidadãos conscientes

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 11/10/2019
Horário 08:10
 Paulo Miguel: Entre olhos atentos, risadas e apreensão, crianças saem do local muito felizes
 Paulo Miguel: Entre olhos atentos, risadas e apreensão, crianças saem do local muito felizes

Quando a reportagem de O Imparcial chegou ao Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, precisamente na Biblioteca Infantil Benjamin Resende, a professora responsável pelo local, Nicéa das Graças de Souza Gomes, 68 anos, contava histórias a alunos de um colégio de Sandovalina. Uma cena memorável, de uma educadora tomada completamente pela arte de fazer “viajar sem sair do lugar”. Essa é a função que se pretende de um livro, a imersão em um novo mundo.

O dia das crianças compartilha sua comemoração com o dia da leitura, e nada representa em Presidente Prudente, essa dobradinha que a biblioteca infantil. Oito mil livros presentes no acervo, as fazem passear das fábulas aos contos, da prosa à poesia. “É muito importante o incentivo da leitura às crianças, amplia o conhecimento, ajuda a desenvolver o senso crítico, palavras, repertório”, destaca Nicéa.

No Matarazzo desde 2009, o acervo de livros infantis pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 12h. A responsável explica que a depender do mês, programações especiais celebram datas importantes, em março o tema é poesia; abril, Monteiro Lobato; Junho, meio ambiente; agosto, folclore e novembro, a consciência negra.

Outra ênfase apontada pela professora Nicéa, é o projeto realizado pela Biblioteca Benjamin Resende na ala pediátrica da Santa Casa, segundo ela, a contação de histórias e teatro de fantoches funcionam como uma terapia aos pequenos.

Nicéa explica que para adquirir uma carteirinha da biblioteca basta levar um documento com foto e comprovante de residência, leva cerca de 5 minutos, ela já antecipa o ciclo de oficinas que ocorrerá no centro cultural em comemoração ao dia nacional do livro em 29 deste mês:

 

Programação

 

29/10

 

Oficina de produção de livros com crianças – Às 9h e 14h, na biblioteca infantil Benjamin Resende

Oficina de decoração com livros – Às 9h e 14h, no Centro Cultural Matarazzo

 

As inscrições abrem hoje e as vagas são limitadas, para inscrever-se basta ligar no número (18) 3226-3399.

 

Acesso Livro – Serão expostos livros que estão no deposito e cada visitante pode levar definitivamente dois títulos de forma gratuita – Das 8h às 17h

 

SERVIÇO

Para escolas que desejam marcar visita à biblioteca infantil, basta ligar no número (18) 3226-3399 e agendar.

Todos os dias, para visitas agendadas ou não, ocorre às 9h e 14h a contação de histórias.

 

 

Publicidade

Veja também