Premiação

Top of Mind Facopp agita marcas prudentinas em sua 11ª edição

  • 05/06/2019 08:10
  • Da Redação

A Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) realiza nesta quarta-feira, a 11ª edição do prêmio Top of Mind Facopp. A cerimônia será no Teatro César Cava, no campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), a partir das 20h, e revela as marcas que estão no topo da mente dos prudentinos.

Entre as novidades do evento neste ano estão as mudanças de algumas categorias e uma apresentação realizada pela turma do terceiro termo do curso de Fotografia da faculdade. “A apresentação artística será uma surpresa, mas ela é resultado de um dos projetos mais bem-sucedidos da Facopp neste semestre”, conta Carolina Mancuzo, professora e coordenadora do curso de Jornalismo e Fotografia.

Para que o Top of Mind aconteça, há todo um planejamento anterior, desde a definição de novas categorias junto com o setor de Pesquisa de Mercado da Unoeste até a realização dos questionários, elaboração de troféus e decoração.

Quanto à pesquisa, a professora e coordenadora do curso de Publicidade, Larissa Trindade, conta que há 30 categorias de marcas neste ano. “Voltamos com a categoria ‘Primeira Marca’, por exemplo, que foi feita para entender a importância da valorização da comunicação para que a marca fique dentro da cabeça dos consumidores”, conta. Além disso, saíram do prêmio neste ano as dez marcas que conseguiram o prêmio em todos os anos do evento. “Estas empresas não participam mais porque já são efetivamente consolidadas como top of mind em Presidente Prudente”, diz Carolina.

O Top of Mind Facopp movimenta o mercado de Presidente Prudente e faz com que as empresas entendam como a comunicação é primordial. “Existe uma expectativa muito grande das marcas para receberem a colocação e saberem se ganharam ou não. É uma disputa muito saudável e que dá resultado”, explica Larissa. A metodologia é de pergunta e resposta. O pesquisador aborda a pessoa em um bairro específico e questiona as marcas mais lembradas em cada categoria. Quem responde tem até cinco segundos para confirmar a empresa que lhe vem à cabeça e é este resultado que será tabulado.

A coleta de dados e a tabulação para identificar as empresas mais lembradas foram feitas com a colaboração de alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia. Segundo dados divulgados pelo Portal Facopp, foram envolvidas mais de 100 pessoas nessa etapa.

Isadora Crivelli Silvestre é uma das estudantes que participou da pesquisa. Ela está no primeiro termo de Fotografia e conta que foi um aprendizado importante. “Tivemos dois dias de treinamento. Foi bem tranquilo, rápido e completo. Nos instruíram muito bem e na hora da aplicação deu tudo certo. Acredito que toda a experiência é válida”, diz.

Já Débora Andrade, estudante de Jornalismo, participa pela segunda vez da premiação. Ela comenta que além de ter integrado a equipe de pesquisa, fez a entrega de prêmios em uma das edições passadas. “Já está no meu currículo e isso bem importante no mercado”.

Serviço

A cerimônia do 11º Top of Mind Facopp, pesquisa de mercado da Facopp que aponta as marcas mais lembradas pela população, ocorre nesta quarta-feira, a partir das 20h e será realizado no Teatro César Cava, no Campus I da Unoeste. A entrada é gratuita.

Com AI da Facopp