“Suassuna - O auto do reino do sol” fecha 24º Fentepp

Secretário de Cultura de PP, José Fábio Sousa Nougueira, exalta a qualidade dos espetáculos escolhidos pela curadoria para 24º festival

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 18/11/2018
Horário 05:15

Durante esses últimos dez dias, de 9 até hoje, a cidade foi tomada por um odor especial de arte, cultura e lazer com o 24º Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente). E após apresentações de música, dança, sarau, oficinas e peças riquíssimas em toda sua concepção, para fechar com chave de ouro a Cia. Barca dos Corações Partidos do Rio de Janeiro (RJ) apresenta às 20h deste domingo, o último espetáculo desta edição, no Teatro Paulo Roberto Lisboa.

 

 

 

“Ressalto a curadoria do evento, toda a equipe de trabalho que foi show de bola na organização, no atendimento. Em tudo, tudo mesmo. A safra de grandes espetáculos nessa edição...”

José Fábio Sousa Nougueira

secretário Municipal de Cultura

 

O titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), José Fábio de Sousa Nougueira, diz que a edição tem sido até aqui a de maior sucesso do evento com grande público prestigiando, qualidade de espetáculos com temáticas muito fortes, extremamente artísticos com grandes direções e atores... “isso foi o que passou por aqui nesses últimos dez dias!”, exclama o secretário.

Fábio comenta que esta edição foi muito mais difícil de realizar, com um valor inferior ao do ano passado, por conta das questões econômicas que o país atravessa. “E o resultado foi fantástico! Ressalto novamente a curadoria do evento, toda a equipe de trabalho que foi show de bola na organização, no atendimento. Em tudo, tudo mesmo. Vale ressaltar mais uma vez a safra de grandes espetáculos nessa edição. Quanto ao Sesc não há dúvidas de que é importantíssimo para a cultura do país, e que tivemos o prazer de ter o apoio fantástico, essencial para a existência do evento. Esta 24 ª edição foi a de maior sucesso, graças a Deus!”, acentua o secretário de Cultura do município.

 

Sinopse

“Suassuna - O auto do reino do sol”, o roteiro de Bráulio Tavares conta a história de dois mundos distintos que se cruzam pelo encontro de um casal de apaixonados foragidos das guerras familiares do sertão nordestino com um circo-teatro formado por artistas saltimbancos que vagueiam em meio a retirantes, coronéis e jagunços com destino a Taperoá, na Paraíba, reunindo nessa junção diversos elementos encontrados no universo de Ariano Suassuna.

Essa base estrutural tecida na dramaturgia tem justamente o apelo necessário para adentrar-se nesse universo tão rico e peculiar do escritor pelo delineamento de tipos existentes no imaginário popular nordestino que possibilitou justamente a Suassuna criar sua gênese autoral, com personagens que mesmo com sutis contornos entre o popular e o erudito, adensam-se na sua obra, assim como uma notória influência da literatura ibérica medieval na construção de seus arquétipos transmutados para uma aclimatação sertaneja. A apropriação de Bráulio Tavares capacita-se para expor num condensamento narrativo as variáveis da riqueza contidas nas obras inspiradoras desse espetáculo.

 

Atividades Formativas

Pela Jornada de Gestão Cultural, na grade de Atividades Formativas do festival deste ano, das 10h às 12h e das 14h às 18h será ministrada na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo a oficina: “Captação de Recursos - Introdução, Planejamento, Prospecção, Vendas, Fechamento e Pós-Venda” com Larissa Biasoli. Pós-graduada em Gestão Cultural e Políticas Culturais, pela Goldsmiths College – University of London, Larissa traz o conteúdo essencial para quem precisa viabilizar projetos e programas culturais, sociais ou esportivos: organização de formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, estruturação de comunicação, projeto comercial e negociação com clientes e patrocinadores.

Atualmente, além de coordenar a produção do grupo Barracão Teatro, de Campinas (SP), Larissa trabalha na elaboração de projetos e captação de recursos para clientes como Museu da Imaginação e Festival do Teatro Brasileiro.

 

Roda de Conversa

Às 15h, na Sala 06, do Centro Cultural Matarazzo tem Roda de Conversa com o tema “Tradição e ruptura na cena contemporânea”. O teatro popular tem muitos caminhos e formas. Desde a cena de feira, de rua, até as cenas de sala que revisitam a tradição, não são poucas as fontes em que bebem os artistas Brasil afora. Neste encontro dois grupos falam sobre as apropriações destes materiais vindos do povo e filtrado por autores, encenadores, atores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores, nos exemplos de três espetáculos apresentados no Festival: "A Casatória C'a Defunta", "O Torto Andar do Outro (Cia. Pão Doce – Mossoró-RN) e "Suassuna - o Auto do Reino do Sol" (Cia. Barca dos Corações Partidos - Rio de Janeiro - RJ).

 

Ficha Técnica

 

“SUASSUNA - O AUTO DO REINO DO SOL”

 

Duração: 120 minutos

Encenação: Luiz Carlos Vasconcelos

Texto: Bráulio Tavares

Música: Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho

Idealização: Andrea Alves

Cenografia: Sérgio Marimba

Iluminação: Renato Machado

Figurinos: Kika Lopes e Heloisa Stockler

Design de som: Gabriel D’Angelo

Assistente de Direção: Vanessa Garcia

Planejamento e Produção Local: Bruno Barros

Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno

Produção Executiva: Raphael Baêta

Elenco: Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros. Atriz convidada: Rebeca Jamir. Artistas convidados: Chris Mourão e Pedro Aune

 

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO

 

Das 10h às 12h e das 14h às 18h

Local: Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo - Centro Cultural Matarazzo.

Oficina – Captação de Recursos - Introdução, Planejamento, Prospecção, Vendas, Fechamento e Pós- Venda. Com Larissa Biasoli

 

Às 15h - Roda de Conversa - Tradição e Ruptura na Cena Contemporânea

Local: Sala 06 - Centro Cultural Matarazzo.

 

Às 18h - Sarau da Urbe

Local: Pista de Skate - Parque do Povo.

 

Às 20h – “Suassuna - O Auto do Reino do Sol” - Cia Barca dos Corações Partidos- Rio de Janeiro- RJ.

Local: Teatro Paulo César Lisbôa

 

Publicidade

Veja também