“Saúde dos rins” promove prevenção no João Domingos Netto

Iniciativa ocorreu na manhã de ontem, no bairro João Domingos Netto, em Prudente, e ofereceu exames gratuitos como testes de glicemia, aferição de pressão arterial e de creatinina

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 10/11/2019
Horário 07:02
Paulo Miguel - Ação ofereceu exames e orientações na Escola Sylvia Marlene Pereira Faustino
Paulo Miguel - Ação ofereceu exames e orientações na Escola Sylvia Marlene Pereira Faustino

A manhã de ontem foi voltada à prevenção no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, em Presidente Prudente. Isso porque, o Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico) realizou entre 8h30 e 11h a campanha “Saúde dos rins”, que objetivou alcançar, de forma gratuita, o maior número de pessoas na Escola Municipal Sylvia Marlene Pereira Faustino. “A prevenção é muito importante quando falamos em doenças renais e a escolha do bairro foi estratégica, por sabermos que há uma quantidade muito grande de pessoas aqui”, comentou a assistente social do Carim, Elaine Almeida.

Na ação, foram oferecidos de forma gratuita testes de glicemia, aferição de pressão arterial, exame de creatinina, exame do fundo de olho, corte de cabelo, avaliação com nutricionistas e atendimento com urologista. “Esse tipo de atividade ocorre desde o início do ano, pois já faz parte da nossa programação. Entre os diversos exames está o da creatinina, que avaliará as funções renais do pacientes”.

O resultado deste exame, por exemplo, não sai na hora, mas o morador receberá um retorno caso seja necessário algum tipo de acompanhamento e se houver informações que, por ventura, preocupem a equipe de médicos responsável pela análise. Sobre a importância da prevenção, a assistente social lembra que atualmente muitos pacientes que fazem a hemodiálise são diabéticos e hipertensos e que não realizaram os seus tratamentos de forma correta. “Ao prevenir, diminuímos as chances de que tais doenças apareçam no futuro”.

A diarista de 60 anos, Rosenir Canela, foi uma das pessoas atendidas na manhã de ontem. Ela afirma que soube da iniciativa por meio do carro de som que passou pelo bairro e comentou que é importante participar, principalmente por serem serviços bons e gratuitos. “Nem sempre conseguimos olhar para nossa saúde com essa vida corrida, então fiz questão de estar presente. Fui bem atendida e estou feliz com o resultado”.

Publicidade

Veja também