“Safári” aborda indústria da caça a animais no continente africano

Dirigido por Ulrich Seidl, longa-metragem será exibido nesta terça, às 19h30, no Sesc Thermas de PP; sessão é gratuita

VARIEDADES - Da Redação

Data 18/09/2018
Horário 11:17
Divulgação - Documentário retrata ricos turistas europeus que têm, por diversão, passar as férias na África para caçar
Divulgação - Documentário retrata ricos turistas europeus que têm, por diversão, passar as férias na África para caçar

Um retrato perturbador do ser humano. Assim pode ser definido o longa-metragem “Safári”, exibido no Sesc Thermas de Presidente Prudente, nesta terça-feira, pelo Cine Bosque. O documentário, lançado neste ano, acompanha europeus ricos que viajam para a África com o objetivo de caçar animais. A sessão tem início às 19h30 e a entrada é gratuita.

Dirigido pelo cineasta Ulrich Seidl, o longa-metragem segue um grupo de ricos turistas alemães e austríacos, em suas viagens de férias na África, que desembolsam fortunas para terem o direito de caçar uma gama variada de animais selvagens. Alguns buscam troféus, outros, apenas diversão. Mesmo que toda presa tenha o seu preço, eles sempre procuram uma maneira de legitimar suas ações.

As tentativas de justificativas aparecem em entrevistas com os caçadores, que sustentam que o homem caça animais desde o primórdio da humanidade e que a matança previne a superpopulação, além de estimular o turismo. Sem mecanismos técnicos para causar emoção, como trilha sonora e efeitos visuais, o filme se concentra apenas em expor um retrato do comportamento do ser humano.

Os praticantes da caça – que vão de um casal de idosos, passando por um homem solitário, até uma família completa – ainda discorrem sobre a emoção que sentem quando estão prestes a disparar, o prazer sentido logo após o tiro e a munição mais adequada para cada animal. Seus alvos são girafas, zebras, gnus, impalas, entre outros, com a maioria de suas espécies em extinção.

Filmado na Namíbia, o documentário apresenta cenas da caça, seguidas da retirada da pele e esquartejamento dos animais, o que é feito pelos nativos. A crueldade é estampada na tela com as imagens chocantes, mostrando a degeneração do ser humano. O diretor expõe o caçador como um ser mais selvagem que os animais e levanta questões éticas, como o neocolonialismo europeu no continente africano.

O filme integra a mostra “A Natureza Humana” que, ao longo do mês, apresenta filmes que mostram que o ser humano vive em constante embate com o meio ambiente, seu semelhante e sua própria essência, entre o instinto e as convenções sociais, entre a razão e as paixões. O especial ainda exibe o filme “Gauguin – Viagem ao Taiti”, no dia 25.

Com AI do Sesc Thermas

 

Serviço
 

CINE BOSQUE – MOSTRA “A NATUREZA HUMANA”

Filme – “Safári”

(AUS, 2018, 91 minutos. Documentário. Direção: Ulrich Seidl).

Dia 18 de setembro, terça, às 19h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

 

 

Publicidade

Veja também