“Árvores da Cidade” está com inscrições abertas

Registros serão avaliados por uma comissão organizadora que selecionará 20 fotos, das quais três serão premiadas; prazo se encerra às 15h do dia 30 de setembro

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/09/2019
Horário 05:28
 Marcel Sachetti/Cedida - Fotografia de Marcel Sachetti foi a grande vencedora da edição do concurso em 2018
Marcel Sachetti/Cedida - Fotografia de Marcel Sachetti foi a grande vencedora da edição do concurso em 2018

ISO, diafragma e obturador são termos comuns quando o assunto é fotografia. Hoje em dia, desde os profissionais até os amadores conseguem expressar belezas em apenas um clique. E se você é um dos apaixonados pela arte, a partir desta terça-feira estão abertas as inscrições do 7º Concurso Fotográfico Árvores da Cidade, promovido pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), jornal O Imparcial e Promotoria do Meio Ambiente. Os registros serão avaliados por uma comissão organizadora que selecionará 20 fotos, das quais, três serão premiadas. O prazo de recebimento dos trabalhos será encerrado às 15h do dia 30 de setembro.

De acordo com o regulamento, poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de Presidente Prudente e a seleção das fotos levará em consideração a coerência com o tema, a emoção captada pela foto e a beleza plástica da imagem. Não serão aceitas fotografias que já tenham recebido algum prêmio ou captadas em outras localidades. Ajustes de contraste, brilho, saturação e nitidez serão aceitos. No entanto, é expressamente proibida qualquer gravura, marca d’água ou afins que identifiquem, na fotografia, o seu autor.

Segundo o titular da Semea, Wilson Portella Rodrigues, o concurso também é uma campanha de educação e preservação ambiental. “O concurso já se tornou uma tradição no município, e para aqueles que vão participar o grande objetivo é que observem a beleza dos espaços arborizados, que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia”, ressalta. Para abrilhantar ainda mais o trabalho, as 20 fotos selecionadas participarão de uma exposição. A premiação e a exposição ocorrerão no Centro Cultural Matarazzo em data e horário a ser divulgado. O concurso conta ainda com os parceiros Terra Parque, Wily Macedo e Espaço Verde.

Edições anteriores

No ano passado, quem venceu o concurso foi o fotógrafo Marcel Sachetti, que inscreveu fotografias nas edições de 2016, 2017 e 2018, e todas foram premiadas: uma levou menção honrosa, outra ficou em segundo lugar, que lhe rendeu uma câmera fotográfica, e a terceira foto foi a campeã do concurso. De acordo com o Sachetti, há alguns anos vem participando do concurso por entender a importância do estímulo para o olhar sobre a natureza. “Ganhar novamente o concurso foi fruto de muito tempo observando e respeitando este meio e isso completa de uma forma, afinal, não sabia nem que havia uma premiação, soube na hora. Me sinto feliz e realizado, esse é o sucesso que sempre busco”, pontua.

Serviço

Cada participante poderá inscrever no máximo três fotografias, as quais serão aceitas apenas impressas, no formato 15x21.  A participação é gratuita e a ficha de inscrição está disponível no site www.presidenteprudente.sp.gov.br/concursofotografia. A ficha, devidamente preenchida, e a(s) foto(s) deverão ser entregues na Semea (Rua Altair de Senna, 730 – Jardim Jequitibás), de hoje a 30 de setembro de 2019, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O prazo de recebimento dos trabalhos será encerrado às 15h do dia 30 de setembro.

Programação do concurso

Prazos

– Inscrições: de hoje a 30 de setembro

– Julgamento: 2 de outubro

– Premiação: 4 de outubro

Premiação

– 1º lugar: 3 vouchers de day use no Terra Parque e voucher de almoço/jantar;

– 2º lugar: 2 vouchers de day use no Terra Parque e voucher de almoço/jantar;

– 3º lugar: 1 voucher de day use no Terra Parque e voucher de almoço/jantar;

– Também serão premiadas 5 menções honrosas com 2 vouchers de day use do Parque Aquático da Cidade da Criança para cada.

Fonte: Organização do concurso

Publicidade

Veja também