Árvore em possível risco de queda preocupa moradores

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 18/05/2019
Horário 08:00
José Reis - Árvore foi alvo de cortes na área da fiação elétrica
José Reis - Árvore foi alvo de cortes na área da fiação elétrica

Na Rua Sargento Firmino Leão, defronte ao número 244, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente, quem passa em frente ao local consegue visualizar a estrutura de uma árvore, que possui cerca de seis metros de altura, demasiadamente inclinada. Mas para quem mora próximo ao perímetro, mais precisamente em frente à estrutura, o risco de cair preocupa e gera sensação de insegurança.

Esse é o caso do senhor Orlando Spiguel, 79 anos. Tintureiro e aposentado, ele reside em uma casa que fica do outro lado da rua onde a árvore está fixada, sendo assim, a inclinação do tronco, galhos e folhas dá “de cara” com os muros e janelas do imóvel dele. Nessa situação há pelo menos dois anos, de acordo com ele, é ruim conviver com o medo de que a estrutura ceda. “Ainda não aconteceu nenhum acidente, felizmente”, comenta.

Mas isso não quer dizer que o receio não exista. Em épocas de chuva e ventos fortes, é quando a sensação piora, conforme o morador. “Balança pra lá, balança pra cá. E dá medo até de ficar olhando e cair e machucar alguém que esteja próximo”, completa. À reportagem, Orlando conta que algumas reclamações foram feitas às autoridades competentes.

Dentre elas, Regina Chivelli, 57 anos, dona de casa, cita a Energisa Sul-Sudeste como uma das partes procuradas. Isso porque, conforme ela conta, a empresa sempre tem realizado podas na árvore, mas “somente na parte dos galhos” em que fica próximo da rede elétrica. “Está certo, mas o restante que fica longe da rede, no meu ver, acaba pesando mais a árvore e aí ela começa a entortar cada vez mais”, argumenta.

Por outro lado, Regina também destaca que o Horto Florestal também foi procurado, como indicado à ela pela municipalidade, no entanto, foi informado que o dono do imóvel onde a estrutura está fixada - na calçada -, é quem deveria procurar o órgão. “Contudo, ele não mora mais em Prudente e eles não estão facilitando as coisas”, pontua.

 

Posicionamentos

A reportagem procurou a Prefeitura para entender sobre o funcionamento das podas de árvores, mas, até o fechamento dessa edição, não garantiu nenhum posicionamento.

Por sua vez, a Energisa Sul-Sudeste informa que enviou técnicos no local na tarde de ontem, para avaliar a árvore. A empresa também garante que executou a poda de forma preventiva, seguindo as diretrizes ambientais, visando a integridade física e estrutural da planta. “É importante destacar que a Energisa Sul-Sudeste realiza o procedimento de poda somente em árvores que estejam próximas ou em contato com a rede elétrica para evitar interrupções de energia e garantir a segurança da população”, finaliza.

Publicidade

Veja também