Árvore de Natal é montada a partir da festa de Cristo Rei, chamada de Advento

Conforme padre Rodrigo, quando se finaliza o ano litúrgico da Igreja Católica começa-se o novo ciclo: “à espera por aquele que há de vir”, a vida

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 16/12/2017
Horário 21:03
Marcio Oliveira, Além das luzes, laços, bolas coloridas e presentes, a árvore de Natal simboliza a vida para os católicos
Marcio Oliveira, Além das luzes, laços, bolas coloridas e presentes, a árvore de Natal simboliza a vida para os católicos

Este é um período do ano em que as residências, espaços públicos, privados entre outros montam e decoram com luzes, laços, e presentes suas árvores de Natal. Porém, muitas pessoas sequer sabem o que este objeto representa. E menos ainda o verdadeiro sentido do Natal. Conforme padre Rodrigo Gomes de Moreno, geralmente a árvore é montada a partir da festa de Cristo Rei do Universo, quando se finaliza o ano litúrgico da Igreja Católica e começa-se um novo ciclo, chamado de Advento, ou seja, “à espera por aquele que há de vir”.

Nitidamente o sentido do Natal tem se perdido, com o meio comercial ganhando cada vez mais espaço. Em muitos lares o que também acontece bastante são apenas “encontros de famílias”. Mas, é preciso que o seu verdadeiro significado seja lembrado a todo o momento durante todo o ano! O Natal significa o nascimento de Jesus Cristo. Significa o encontro com o Salvador.

“Isso sim é alegria. Alegria que então deve ser compartilhada no reencontro com os familiares e amigos. Na montagem da árvore com os filhos, na troca de presentes, que estão muitas vezes ali debaixo das iluminadas árvores de Natal...”, ressalta o religioso.

Padre Rodrigo expõe que ela continua montada até o dia 6 de janeiro, na festa da epifania do Senhor, a festa dos Reis Magos, na manifestação de Cristo a todas as nações.

“No sentido da árvore o significado está em exatamente tentar vivenciar uma nova vida, uma nova esperança assim como traz o livro do profeta Isaias ‘o povo que andava nas trevas, o povo que estava desanimado, desiludido com muitas coisas viu uma nova luz, viu resplandecer, viu brotar novas atitudes’”, explica o sacerdote.

 

O que é Advento?

Conforme padre Rodrigo explica, o Advento são as quatro semanas que antecedem o Natal. Segundo ele, na verdade a igreja centraliza os três anos de Jesus, dos 30 aos 33, sua vida pública e tenta resumi-los em um ano. Estas quatro semanas seriam um tempo de espera, os 9 meses de gestação de Nossa Senhora. Um tempo de expectativa por aquele que viria.

“Começamos exatamente com o chamado de Deus ‘vigiai’, ou seja, olhem para sua história, se preparem realmente, pois o Senhor há de vir para conduzir a nossa vida, iluminar os nossos passos. Somos todos convidados a vivenciar esse período de gestação. Assim como Maria o fez, façamos também nós, deixando que o menino possa ser gerado através das nossas atitudes, do amor que devemos ter para com nosso semelhante, para todos que estão ao nosso redor”, acentua o padre.

Publicidade

Veja também