“Raízes Prudentinas Centenárias” é lançado hoje

Obra homenageia o centenário da cidade – comemorado em setembro – reunindo fatos marcantes da história

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 15/12/2017
Horário 11:56

O Senac Presidente Prudente sedia hoje, o lançamento do livro Raízes Prudentinas Centenárias, de Benjamin Resende. A obra homenageia o centenário da cidade – comemorado em setembro – reunindo fatos marcantes da história.

De acordo com o autor, o livro, que está em seu quarto volume, é uma síntese histórica da cidade. “São crônicas fundamentadas no cotidiano de uma gente operosa, que, de geração em geração, foi legando sua identidade cidadã. A obra não tem objetivo histórico, mas sim de fazer um passeio pela paisagem humana de uma cidade centenária”, destaca Benjamin Resende.

A história do Senac Presidente Prudente se entrelaça à da cidade desde sua fundação. A unidade foi inaugurada no dia 14 de setembro, mesma data do aniversário do município. A noite de lançamento do livro tem o apoio do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), parceiro da instituição.

“Neste ano foram várias iniciativas em comemoração aos 100 anos de Presidente Prudente e aos 35 anos de atuação da nossa instituição na cidade, como exposições e a Caminhada Fotográfica. Agora, encerramos 2017 compartilhando o lançamento de uma obra literária histórica para toda a comunidade prudentina”, afirma Rita de Cássia Holanda, gerente do Senac Presidente Prudente.

 

Sobre o autor

Benjamin Teodoro de Resende é bacharel em direito pela Faculdade de Direito Largo São Francisco/USP, licenciado em letras pela Faculdade Estadual de Jacarezinho, pós-graduado em literatura portuguesa, também pela USP, e mestre em educação pela Unoeste (Universidade do Presidente Prudente).

O autor nasceu em Lavras, Minas Gerais, e adotou Presidente Prudente como sua cidade de coração. Membro da Associação Prudentina de Escritores, ele dá nome a uma premiação que reconhece, anualmente, pessoas que fazem parte do cenário artístico em suas múltiplas manifestações como literatura, música, teatro, artes plásticas, artesanato, fotografia, cinema e cidadania, o Troféu Benjamin Resende, e também à Biblioteca Infantil Benjamin Resende, no Centro Cultural Matarazzo.

 

Troféu Benjamin Resende

O nome de Benjamin Resende é emprestado ao tradicional prêmio que homenageia artistas de Presidente Prudente e região e já está em sua oitava edição. Como já publicado neste diário, o Troféu Benjamin Resende reconhece aqueles que são divulgadores e promotores culturais, e que sempre renovam o olhar sobre a paisagem humana da cidade e, ou, da região. O Troféu Benjamin Resende é de responsabilidade da APE (Associação Prudentina de Escritores), cujo presidente é Carlos Francisco Freixo.

Em uma outra oportunidade, o dono do nome dado ao troféu, Benjamin Resende, expressa o lisonjeio por tal titulação. O professor, advogado e escritor recebeu o reconhecimento após o sucesso de suas obras literárias lançadas ao longo de sua carreira. “Eu achava que não merecia ter meu nome nesta premiação. Meus amigos me mostraram que existem pessoas que têm o dom da escrita, mas não têm a oportunidade de mostra-las para a população e eu vi que este título não era apenas uma homenagem, mas também era uma forma de mostrar a quantidade de artistas que temos. Sinto-me muito feliz por carregar este prêmio”, acentua emocionado Benjamin.

Com AI

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Raízes Prudentinas Centenárias

Quando: 15 de dezembro

Horário: Às 19h

Local: Auditório do Senac Presidente Prudente

Publicidade

Veja também