“Por um capricho do destino, nasci no Dia do Cirurgião Plástico”

Dênis Calazans Loma - PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 07/12/2019
Horário 08:17
Paulo Miguel - Presidente da SBCP, Dênis Calazans também é um Imortal da Academia Brasileira de Ciências Humanas
Paulo Miguel - Presidente da SBCP, Dênis Calazans também é um Imortal da Academia Brasileira de Ciências Humanas

Dênis Calazans Loma se lembrou da frase de Nelson Cavaquinho “me dê as flores em vida”, ao comentar suas conquistas recentes. Além de ter sido empossado presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o médico, nascido e atuante em Presidente Prudente, recebeu, dia 28 de novembro, em Brasília (DF), o título de Imortal da Academia Brasileira de Ciências Humanas. Ao jornal O Imparcial, ele descreve sua trajetória laureada por grande reconhecimento no país e fora dele.

O Imparcial: Como foi a posse de presidente da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)?

Dênis Calazans Loma: Eu tomei posse em uma cerimônia no 56° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, no dia 21 de novembro, em Brasília. O Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica é o maior evento da especialidade no mundo, no número de participantes e de representação científica.

Nos conte um pouco da sua trajetória, desde criança, quando surgiu o desejo de ser médico, depois como foi a faculdade, formação.

Eu sou prudentino, nasci por um capricho do destino no dia 7 de dezembro, que justamente é o dia em que se comemora o Dia do Cirurgião Plástico e por uma coincidência enorme é o dia da fundação da SBCP, ela foi fundada em 1947, é para mim uma felicidade muito grande ter essa coincidência. Eu fiz a faculdade, desde tenra idade eu sempre tive uma afinidade muito grande com a medicina, sempre foi um encanto para mim a área da saúde, eu sempre estive muito determinado, talvez o nome disso seja vocação. Eu terminei boa parte do meu ciclo primário em Prudente, em escolas públicas. No ginásio, eu fui para uma escola particular, e fui para São Paulo logo em seguida na fase de pré-vestibular. Ingressei na Faculdade de Medicina de Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro, onde eu me formei em 1991. Saindo da faculdade, eu já sabia, eu já estava determinado a fazer uma área cirúrgica, e dentro dessa área a cirurgia plástica. Eu sabia que São José do Rio Preto tinha uma escola muito forte em cirurgia plástica, liderada pelo professor Antônio Roberto Bozola, e que foi fundada por um cirurgião plástico chamado Milchiádes Cardoso de Oliveira, que foi o primeiro presidente da SBCP do interior de São Paulo, entre 1984 e 1985. Então, para mim, é uma alegria muito grande poder repetir o feito e trazer a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para uma cidade do interior paulista.

Como se deu a sua participação na SBCP?

Em meados de 2000 eu fui convidado a me aproximar da SBCP por órgãos administrativos. Participei de um órgão de corregedoria dentro da SBCP chamado Departamento de Defesa Profissional e fiquei durante cinco anos nesse cargo. Foi quando eu fui ascendendo dentro da carreira associativa, até chegar ao ponto de poder gozar da indicação para concorrer à presidência da Sociedade.

Já possui planos para a gestão?

Na nossa gestão, que se inicia em 1º de janeiro de 2020, nós já estabelecemos quatro planos de ação, que vão ser distribuídos por semestre nesses dois anos: o primeiro deles é com relação à violência doméstica, das mulheres vítimas, nós vamos estabelecer ambulatórios de violência doméstica contra a mulher em várias regiões do país; o segundo são as reconstruções mamárias, as mulheres que tiveram a sua mama amputada por um câncer e que sofrem a angústia dessa deformidade, a gente vai abordar isso também. A terceira área que nós vamos atuar fortemente é na prevenção de acidentes na infância, com foco na queimadura, e o quarto e último foco de atenção seria a relação do câncer cutâneo, câncer de pele que hoje no Brasil é motivo de preocupação muito grande.

O que passou pela sua cabeça no momento em que se viu ocupando a posição que o Dr. Melchiádes ocupou?

Isso é muito emocionante para mim, carrego um sentimento muito forte. Tem uma frase de Ortega Y Gasset que diz que entre querer ser e crer que já se é vai a distância entre o sublime e o ridículo, então, eu nunca arquitetei estar nesse cargo, as contingências da vida, talvez os desenhos dos esforços, todos me levaram a esse ponto, que me traz um orgulho muito grande, por ser um médico fincado no interior de São Paulo e poder levar o nome de Prudente ao cenário internacional.

PERFIL

Nome: Dênis Calazans Loma

Onde nasceu: Presidente Prudente

Idade: 50 anos

Formação: Faculdade de Medicina de Vassouras e especialização em cirurgia plástica

Atividade profissional: Cirurgião Plástico, Presidente empossado da SBCP, Membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Medicina

Contato: dclazans@stetnet.com.br

Publicidade

Veja também