“Os Lobatianos” vão à rua divulgar projeto de leitura

Escrevendo seu próprio futuro, turma de alunos da EE Joel Antônio de Lima Genésio se empenha em divulgar importância da literatura falando de Monteiro Lobato, no calçadão de Prudente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 14/12/2017
Horário 11:44
José Reis, Turma se reuniu no calçadão de Presidente Prudente, onde abordou as pessoas e apresentaram o projeto “Os Lobatianos”
José Reis, Turma se reuniu no calçadão de Presidente Prudente, onde abordou as pessoas e apresentaram o projeto “Os Lobatianos”

Após produzirem CDs com a declamação de fábulas de Monteiro Lobato, “Os Lobatianos”, alunos da EE (Escola Estadual) Joel Antônio de Lima Genésio, de Presidente Prudente, foram divulgar o trabalho que faz parte do projeto desenvolvido na unidade, “Sala de Leitura”, na Praça Nove de Julho, no centro da cidade. Antes, o grupo de 15 alunos, apaixonados pelo célebre escritor brasileiro, o pai do Sítio do Picapau Amarelo” presentearam membros participantes da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos.

Conforme Rita de Cássia Nespoli Damaceno, professora idealizadora do projeto em 2014, além dos lobatianos, outros estudantes da escola e pais participaram da atividade. Ela explica que dentro do planejamento pedagógico trabalham a ação mobilizadora do protagonismo juvenil. Ou seja, como neste projeto, por exemplo, eles produziram o texto, gravaram o CD e agora fizeram a divulgação, abordando as pessoas na praça, enquanto a professora observava e sempre presente estava ali como ponto de apoio.

“Foi muito bom. Eles ainda elaboraram um vídeo sobre fatos da vida de Monteiro Lobato, que deixamos rodando o tempo todo no notebook. O grupo decidiu que não queria ficar apenas nas pesquisas e dentro da sala de aula. Sentiram o desejo de levar Monteiro Lobato para que todos conheçam suas obras e vida. Sinto orgulho do que eles se dispõem a desenvolver. Na escola, por exemplo, eles são os responsáveis por todas as ações culturais”, destaca a professora.

Rita conta que desde o início do projeto o grupo com alunos de 11 a 14 anos se encontra uma vez por semana durante o almoço deles, uma vez que a escola atende em período integral. A ocasião é a oportunidade de conhecerem o trabalho de Monteiro Lobato, percursor da literatura infantil e incentivador da leitura no Brasil.

 

Bons frutos

Um dos alunos presentes na atividade, Daniel Mello Monteiro comenta que a ação de ontem foi totalmente diferente. “Entendo como uma forma bem legal de apresentar nosso trabalho. As pessoas se mostraram interessadas, paravam para nos ouvir. A ideia do projeto foi algo que ninguém esperava que fosse dar tão certo! Mostrar a vida, a história de um grande escritor como foi e ainda permanece, Monteiro Lobato, é gratificante”, acentua o estudante.

Sempre atuante nas ações da escola, a funcionária pública aposentada, Maria Socorro da Silva Cuba, 58 anos, mãe de um dos lobatianos, Felipe César Silva Cuba, 14 anos, esteve presente na divulgação dos meninos. “Acho esse projeto muito importante. Meu filho estuda na escola há quatro anos e em casa ele não demonstrava muita aptidão para leitura. Quando começou na Sala de Leitura com a Rita, isso mudou. Infelizmente as pessoas trocaram os livros pela internet. Mais movimentos como este deveriam ser realizados em praça pública”, enfatiza Maria Socorro.

 

Sinto orgulho do que eles se dispõem a desenvolver. Na escola, por exemplo, eles são os responsáveis por todas as ações culturais

Conforme Rita de Cássia Nespoli Damaceno,

professora

 

Criadores de histórias

Além do projeto do CD o grupo e outros estudantes realizam outras atividades interessantes na “Sala de Leitura”. Durante outro trabalho realizado em outubro, por exemplo, os alunos produziram um livro de minicontos, o terceiro da escola, intitulado “Pequenas Histórias Para Uma Grande Noite”, durante a noite de lançamento, que ocorreu no Centro Cultural Matarazzo, arrecadou alimentos que foram doados para a Associação dos Cegos.

Os outros dois livros são: o primeiro “Escrevendo seu próprio futuro” (2015) com relatos sobre projetos de suas vidas e o segundo, “Vida em Versos” (2016) com poemas.

Publicidade

Veja também