"O que não nos falta é vontade de trabalhar"

Osvaldo Berthy - coordenador geral da escola Jupyra Cunha Marcondes

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 07/03/2020
Horário 09:29
Isadora Crivelli - Osvaldo Berthy: "Uma atuação que vai ser desenvolvida sempre ouvindo a estruturação da escola"
Isadora Crivelli - Osvaldo Berthy: "Uma atuação que vai ser desenvolvida sempre ouvindo a estruturação da escola"

Professor de educação infantil da rede municipal, Osvaldo Luís Cardozo, mais conhecido como Osvaldo Berthy, recentemente, recebeu um novo desafio: ser coordenador geral da Escola Municipal de Artes “Professora Jupyra Cunha Marcondes”, em Presidente Prudente. Aos 50 anos de idade, ele se diz feliz com a novidade e também tem a certeza que está pronto para assumir tal posto. Nomeado pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB), o prudentino revela uma longa relação com a arte que, segundo ele, faz com que tal atuação seja pautada e feita de “boa forma”. Atuação essa que ele garante que será “desenvolvida sempre ouvindo a estruturação da escola”.

O Imparcial: Como recebe este novo cargo?

Osvaldo: Recebo ele com muita alegria pela confiança que foi depositada em mim. Tenho a certeza que possuo a capacidade para poder conduzir da melhor forma possível, sempre com respeito à pessoa humana e numa construção sempre na coletividade, de poder cada vez mais melhorar. Ou seja, um cargo que vai ser desenvolvido, uma atuação que vai ser desenvolvida sempre ouvindo a estruturação da escola, seja ela professores, funcionários da limpeza ou secretaria, com a intenção de construir tudo isso juntos. Sempre pelo bem maior, sempre buscando a valorização humana, sempre com essa preocupação que julgo ser de suma importância. Recebo com alegria, pelo reconhecimento do meu trabalho e minha atuação, e, acima de tudo, pelo meu comprometimento com as coisas corretas. Recebo esse cargo com a certeza que darei o meu melhor.

De que forma tem trabalhado na cidade para que pudesse ser lembrado e nomeado?

Sempre de maneira muito profissional, com muita transparência, com dedicação e zelo a todas as tarefas a mim confiadas. Sou natural de Presidente prudente, amo esta cidade e acredito que o resultado deste trabalho vem se destacando positivamente. Trabalho há 20 anos com organização de eventos de toda a natureza e exerci, durante quase dois anos, o cargo de diretor do Teatro Paulo Roberto Lisboa.

Quais projetos você almeja para o espaço?

Os projetos são vários, no qual irei me reunir nos próximos dias com o corpo docente e também com o secretário municipal de Cultura [Paulo Silvio Sanches], para alinharmos e planejarmos juntos as ações e projetos. Entre os projetos já adianto o Festival de Música. O que não nos falta é vontade de trabalhar.

Recentemente, a escola enfrentou um período problemático. Como tirar essa visão?

Acredito que trabalhando no resgate da autoestima, da valorização do aspecto profissional, cultural e artístico de cada membro que compõe a Escola de Artes. Uma escola como esta, de tradição, com histórias e resultados sempre positivos, continuará escrevendo sua história como sempre o fez. Acredito também nesta união de objetivos e neste desejo de ano novo, vida nova.

Sempre esteve envolvido em projetos voltados à arte?

Sim. Sempre por onde passei tive oportunidade de estar direta ou indiretamente ligado a projetos artísticos. Há 20 anos atuando em eventos na nossa cidade, me sinto colaborando para que os horizontes culturais/artísticos sempre estejam numa crescente.

Qual a sua relação com a arte?

Primeiramente sou um eterno apaixonado pela arte nas suas mais diversas expressões. Mesmo que uma pessoa não queira, o tempo todo a artes está presente em situações alheias a sua vontade. Penso que a arte está relacionada a uma sensibilidade de ver as coisas ao seu redor. Adoro o fato de estar o tempo todo trocando este papel de espectador e de artista. Esta troca nos permite um aprimoramento constante.

PERFIL

Nome: Osvaldo Luís Cardozo

Idade: 50 anos

Formação: Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Pedagogia

Naturalidade: Presidente Prudente

Contato: quirinoj@terra.com.br

Publicidade

Veja também