“O Pilates trabalha o corpo e a mente”

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 08/03/2019
Horário 11:00

Método criado pelo alemão Joseph Pilates, ajuda a melhorar o condicionamento físico e mental. Mesmo que se façam exercícios que parecem ser suaves, o Pilates proporciona o alongamento e o fortalecimento de forma individualizada e integrada, defende a fisioterapeuta Alessandra Cavali, 33 anos, formada em 2007 pela Unoeste, nessa entrevista.

Quem pode praticar o Pilates?

Qualquer pessoa tem indicação para praticar o Pilates, desde que não apresente algum desconforto, alguma contra indicação. O método serve tanto para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, quanto para atletas de alto nível. O método é indicado para pessoas que querem uma melhora do estado geral de saúde e da qualidade de vida, assim como para quem busca tonificar os músculos do corpo, além do restabelecimento de funções que foram perdidas ou reduzidas. 

Além do fortalecimento e do alongamento, que outros benefícios o Pilates proporciona?

O Pilates é uma atividade que trabalha o corpo e a mente. Além de fortalecer e alongar, trabalha para diminuir as dores crônicas, melhorar postura, concentração, respiração, combate ao estresse, realinhamento da coluna e fortalecimento da musculatura abdominal, melhora da respiração, consciência corporal, preparo dos músculos e da respiração para outras atividades, como a corrida. O Pilates previne ainda fraturas causadas pela osteoporose, complicações gestacionais e comprometimentos articulares, dentre outros.

Existem contraindicações?

Fora a prática por crianças muito pequenas, abaixo de 12 anos, pode ser indicado para qualquer pessoa. Mas para começar, o aluno passa antes por uma avaliação postural que busca detectar possíveis desvios, desequilíbrios ou dores – a partir daí será montado um

programa de treinamento específico de acordo com sua necessidade.

E as gestantes?

Elas devem fazer, a não ser que tenham contraindicação médica, caso de gravidez de risco -  para fortalecimento de toda região pélvica. As gestantes vão precisar de força nessa região. A gestante pode iniciar o Pilates assim que seu obstetra a liberar para a prática de atividades físicas. Mulheres que já praticam o método e engravidam não tem necessidade de interromper os exercícios e devem praticá-los até o fim da gravidez. O alongamento também ajuda na postura e alivio das dores, além de fortalecimento de pernas e braços. Mas costumo sugerir a partir dos 3 primeiros meses da gestação, que são os mais frágeis.

 

Bom dia

“Se pudéssemos definir a Mulher em uma única palavra, esta seria evolução. A evolução da Mulher é o fator mais significativo para a evolução do mundo".

Eng. Carlos Henrique

 

Mensagem

De todos os textos que recebi sobre o Dia Internacional da Mulher, o mais criativo que li foi a homenagem da Uniqe (assim mesmo, com "qe") Comunicação "às futuras donas do mundo", com uma previsão para "O dia que o mundo for das mulheres". Confiram:  - No dia em que as mulheres dominarem o mundo, só haverá guerras nas liquidações. A única desigualdade será na altura do salto ou no corte de cabelo. Só as dietas mais rigorosas causarão fome e o único crime registrado será o roubo de beijos. Se ainda se falar em aquecimento global, ele será causado pelo calor das grandes paixões e a queda da bolsa será um mero descuido ao procurar um batom. Chegará o dia em que as mulheres, como quem retoca a maquiagem, pintarão o mundo mais justo e humano. Estaremos torcendo para que este dia chegue logo. (Uniqe)

Influencers

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher será realizado o 1º Encontro de Mulheres Influenciadoras de Presidente Prudente, neste 8 de março, 19h, no auditório da Fundação Inova Prudente. Barbara Candido, Aline Muchiutt e Ane Brito falarão de atitudes digitais e impactos reais, com mediação de Adiane Mitidiero.

Bacalhoada

Já estão disponíveis convites para a 26° Bacalhoada do Rotary Club Presidente Prudente Sul, que acontece no dia 12 de abril, a partir das 20h no Andrea Eventos. Para mais informações no contato (18) 99703-2919, com Rogério Mescolote ou com a Unipode, entidade que receberá parte do lucro arrecadado (18) 2104-6253.

Noivas & Kids

A feira Novitta Noivas & Kids 2019 vai acontecer de 27 a 29 de agosto, este ano no Euromarket, e deve atrair visitantes de várias cidades, interessados em conhecer a qualidade e os diferenciais dos fornecedores de eventos de Presidente Prudente e cidades vizinhas.

Stand up

Estão esgotados os ingressos do show com o humorista Thiago Ventura, hoje às 21h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. A produção abriu sessão extra do espetáculo, no horário das 19h. Ingressos podem ser adquiridos na banca do Tênis.

“MANO” O humorista Thiago Ventura, hoje o principal nome do stand up comedy do país, faz show no Teatro Paulo Roberto Lisboa, nesta sexta-feira

 

SÍMBOLO DE CONQUISTAS

Breve histórico do surgimento do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é lembrado por dois fatos que seriam os responsáveis pela criação dessa data em nível mundial. Relata-se a história de um incêndio acontecido nos Estados Unidos, numa fábrica têxtil, provocado pelos patrões em represália a uma greve de tecelãs, quando então morreram mais de 100 grevistas. Esse incêndio teria ocorrido num 8 de março em 1857, ou 1911. O segundo fato contado é que, em 1987, durante um congresso de mulheres socialistas em Copenhague, Clara Zetkin teria feito aprovar essa data como Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias mortas. Porém existe pouca documentação sobre o tema. Segundo duas pesquisadoras italianas, Capomazza e Ombra (1990), estas histórias nunca aconteceram. Um estudo feito pelo coordenador da Agência de Notícias Esperança (AnotE), pe. Ermanno Allegri, e a socióloga Dolores Mota sobre a obra italiana aponta que não bastou um acontecimento ou um dia de luta para justificar a criação do Dia Internacional da Mulher. Na verdade, esse dia foi sendo criado como resultado de inúmeras lutas, pequenas e grandes, enfrentadas por muitas mulheres ao longo de 100 anos de história em várias partes do mundo. As lutas foram se unificando numa única história ao redor de uma data simbólica que foi somando os mais diversos e mais ricos significados. Veja algumas datas e fatos que serviram de referência para a criação do Dia Internacional da Mulher:

 

1909 - de acordo com a declaração do Partido Socialista Americano, o 1° Dia Nacional da Mulher, nos Estados Unidos, foi realizado no dia 28 de fevereiro. As mulheres continuaram celebrando o seu dia no último domingo do mês de fevereiro até 1913.

 

1910 - O encontro socialista internacional, realizado em Copenhagen, estabeleceu o Dia da Mulher, em caráter internacional, para homenagear o movimento pelos direitos da mulher e de voto. A proposta foi aceita por mais de 100 mulheres de 17 países presentes a conferência, inclusive as 3 primeiras mulheres eleitas para o Parlamento Finlandês. Não foi fixada nenhuma data específica.

 

1911 - Como resultado das decisões tomadas em Copenhagen no ano anterior, foi marcado pela primeira vez como Dia Internacional da Mulher, o dia 19 de março, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, aonde mais de 1 milhão de mulheres e homens participaram de manifestações. Além do direito de voto e de participação pública, foi pleiteado o direito de trabalhar, de treinamento vocacional e do fim da discriminação no trabalho.

 

- Conta-se que, no dia 8 de março, houve um trágico incêndio na cidade de Nova York, no qual mais de 140 trabalhadoras morreram, a maioria de imigrantes italianas e judias. Esse dia foi de grande impacto na legislação trabalhista norte-americana e as péssimas condições de trabalho foram invocadas nas subsequentes comemorações do Dia Internacional da Mulher.

 

1913-1914 - Como parte das manifestações pela paz, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, as mulheres russas comemoraram o seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro de 1913. No restante da Europa, no próprio dia, ou por volta do dia 8 de março, as mulheres promoveram manifestações em protesto a guerra, bem como em solidariedade às suas irmãs.

 

1917 - Com 2 milhões de soldados russos mortos durante a guerra, as mulheres russas novamente escolheram o último domingo de fevereiro para fazer greve por "pão e paz". Líderes políticos opuseram-se ao momento da greve, mas, as mulheres fizeram suas manifestações mesmo assim. O resto é história: 4 dias depois o Czar foi forçado a abdicar e o governo provisório garantiu às mulheres o direito ao voto. Aquele domingo histórico ocorreu no dia 23 de fevereiro do Calendário Juliano - em uso na Russia - mas, no dia 8 de março do Calendário Gregoriano em uso nos outros lugares.

 

*Fonte: extraído de texto publicado pelo "United Nations Departamento of Public Information", em janeiro de 1997.

 

 

O Dia Internacional da Mulher é um evento mundial que celebra as conquistas das mulheres - da política ao social - enquanto clama por igualdade de gênero. Isso acontece desde o começo do século XX, mas agora é lembrado a cada 8 de março.

 

Prevenção

Um minicurso de prevenção ao uso de álcool e outras drogas será realizado dias 13 de março (quarta-feira), das 19h30 às 22h, e 14 de março de 2019 (quinta-feira), das 8h30 às 11h30, no Centro Cultural Matarazzo (Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vila Marcondes – Presidente Prudente). O expositor será o Promotor de Justiça Luís Roberto Jordão Wakim, especializado em Dependência Química pela Unifesp/Uniad, Membro do Coned (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo). Inscrições e informações: o evento é gratuito e as inscrições serão realizadas até o dia 11 de março de 2019, ou enquanto houver disponibilidade de vagas, pelo preenchimento de formulário on-line, disponível no site da ESMP (www.esmp.mpsp.mp.br), no link eventos. 

Protagonistas

A Atvos promove ontem e hoje uma mesa redonda com o tema “equidade de gênero e a inserção da mulher no mercado de trabalho”. O objetivo principal é estimular o diálogo sobre a participação das mulheres como protagonistas das suas carreiras e agentes de transformação local. Com apoio da prefeitura de Mirante do Paranapanema (SP), o evento foi realizado ontem no Clube Kaikan, e hoje será em Teodoro Sampaio (SP). Haverá uma caminhada hoje, organizada pela prefeitura. O ponto de encontro é no Clube Taquaruçu, às 8h. Em seguida, a mesa redonda acontecerá na Praça dos Pioneiros. “A iniciativa Juntos com Elas surgiu da necessidade de levarmos este debate para a sociedade. Entendemos que homens e mulheres devem ter oportunidades iguais e estamos trabalhando para defender que a equidade de gênero seja praticada não somente nos nossos quadros, mas também em toda a cidade”, diz Mônica Alcântara, gerente de Sustentabilidade da Atvos.

For women

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, as escolas de idiomas CNA de Presidente Prudente oferecem vantagens exclusivas para elas. Durante todo o mês de março, todas as mulheres acima de 18 anos que se matricularem nas unidades da marca terão descontos especiais. A iniciativa é mais uma forma de prestigiar a força feminina no mercado de trabalho, cada vez mais requisitada para cargos que exigem o conhecimento de um segundo idioma. O Dia Internacional da Mulher (8 de março) traz a oportunidade de aprofundar as reflexões sobre o papel atual e esperado das mulheres na sociedade e extinguir as desigualdades persistentes entre homens e mulheres. De acordo com estudo recente do IBGE, as mulheres brasileiras inseridas no mercado formal possuem em média 10,7 anos de tempo dedicado aos estudos, contra 9,2 anos entre a população masculina. Relatório do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio) também aponta que elas representam 60% do total de profissionais graduados e possuem 51% dos diplomas de pós-graduação do país. “Em poucas décadas a mulher não somente se inseriu no mercado de trabalho, mas passou a responder por cargos estratégicos dentro de grandes empresas. A busca por cursos de graduação e especialização e de idiomas é um reflexo dessa transformação”, diz Simone Costa, empreendedora e hoje franqueada do CNA em Presidente Prudente.

A promoção em homenagem ao Dia da Mulher é válida para matrículas efetuadas nas duas unidades da escola. Mais informações pelos telefones (18) 3222-1500 / (18) 3908 8383.

 

PROFISSIONAIS Camila Vella, Rose Bueno, Fabiana Lerosa, Joicy Lopes, Neuza Gibim e Carolina Camargo, psicólogas e psicopedagogas da Clínica NppPsicopedagogia de Presidente Prudente, comemorando o Dia Internacional da Mulher

RAPIDINHAS

....

Hoje é o dia das mulheres que acordam cedo, lutam pelos seus sonhos todos os dias.

...

Na Quaresma, os fiéis da Igreja Católica devem permanecer 40 dias em conversão e oração. Este ano vai até 18 de abril.

...

Dia 16 de março acontece o Arduino & Drone Day, na Fundação Inova. Inscrições no www.sympla.com.br

...

Dica para quem for a São Paulo: ultimas sessões da peça “Nunca fomos tão felizes”, do diretor prudentino Dan Rosseto.

...

“Nunca fomos tão felizes”, está em cartaz às sextas e sábados 21h, domingos 18 horas, no Teatro Itália (avenida Ipiranga, 344), até o dia 17 de março.

...

Ponto final: Parabéns mulheres, vocês são tudo!

 

Publicidade

Veja também